A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Marcos Augusto de Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/78
Resumo: Este artigo trata da exclusão educacional vivida por idosos na região do semiárido nordestino, particularmente no interior do estado do Rio Grande do Norte. Essa região apresenta sérios problemas sociais decorrentes da precariedade de infraestrutura urbana dos municípios e regiões rurais e da condição de pobreza vivida por grande parte da população. Verificam-se nessa região índices bastante elevados de analfabetismo, particularmente entre a população com 60 anos e mais de idade. Essa situação gera questionamentos sobre a suposta universalidade dos programas de educação de jovens e adultos (EJA), que, segundo a LDB, estão destinados a “jovens e adultos trabalhadores”. E os idosos são excluídos desses programas, especialmente porque não se inserem mais na categoria de “trabalhadores”, o seu público-alvo principal. Por outro lado, podemos ver em certas iniciativas de educação popular, ocorridas em movimentos sociais, particularmente na chamada “educação do campo”, formas alternativas de educação, que procuram contemplar a universalização e a diversidade dos participantes das (e nas) ações educativas. Palavras-chave: Velhice; Analfabetismo; Política Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Educação do Campo.
id UFF-14_bfe0595791bd2bc0d639b88860767b54
oai_identifier_str oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/78
network_acronym_str UFF-14
network_name_str Verinotio
repository_id_str
spelling A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestinoEste artigo trata da exclusão educacional vivida por idosos na região do semiárido nordestino, particularmente no interior do estado do Rio Grande do Norte. Essa região apresenta sérios problemas sociais decorrentes da precariedade de infraestrutura urbana dos municípios e regiões rurais e da condição de pobreza vivida por grande parte da população. Verificam-se nessa região índices bastante elevados de analfabetismo, particularmente entre a população com 60 anos e mais de idade. Essa situação gera questionamentos sobre a suposta universalidade dos programas de educação de jovens e adultos (EJA), que, segundo a LDB, estão destinados a “jovens e adultos trabalhadores”. E os idosos são excluídos desses programas, especialmente porque não se inserem mais na categoria de “trabalhadores”, o seu público-alvo principal. Por outro lado, podemos ver em certas iniciativas de educação popular, ocorridas em movimentos sociais, particularmente na chamada “educação do campo”, formas alternativas de educação, que procuram contemplar a universalização e a diversidade dos participantes das (e nas) ações educativas. Palavras-chave: Velhice; Analfabetismo; Política Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Educação do Campo.Universidade Federal Fluminense - UFF2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/78Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 10 (2009): Edição N°10; 171981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/78/68Peres, Marcos Augusto de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T01:17:05Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/78Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2018-12-10T01:17:05Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino
title A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino
spellingShingle A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino
Peres, Marcos Augusto de Castro
title_short A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino
title_full A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino
title_fullStr A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino
title_full_unstemmed A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino
title_sort A educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino
author Peres, Marcos Augusto de Castro
author_facet Peres, Marcos Augusto de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Marcos Augusto de Castro
description Este artigo trata da exclusão educacional vivida por idosos na região do semiárido nordestino, particularmente no interior do estado do Rio Grande do Norte. Essa região apresenta sérios problemas sociais decorrentes da precariedade de infraestrutura urbana dos municípios e regiões rurais e da condição de pobreza vivida por grande parte da população. Verificam-se nessa região índices bastante elevados de analfabetismo, particularmente entre a população com 60 anos e mais de idade. Essa situação gera questionamentos sobre a suposta universalidade dos programas de educação de jovens e adultos (EJA), que, segundo a LDB, estão destinados a “jovens e adultos trabalhadores”. E os idosos são excluídos desses programas, especialmente porque não se inserem mais na categoria de “trabalhadores”, o seu público-alvo principal. Por outro lado, podemos ver em certas iniciativas de educação popular, ocorridas em movimentos sociais, particularmente na chamada “educação do campo”, formas alternativas de educação, que procuram contemplar a universalização e a diversidade dos participantes das (e nas) ações educativas. Palavras-chave: Velhice; Analfabetismo; Política Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Educação do Campo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/78
url https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/78/68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
dc.source.none.fl_str_mv Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 10 (2009): Edição N°10; 17
1981-061X
reponame:Verinotio
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Verinotio
collection Verinotio
repository.name.fl_str_mv Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com
_version_ 1798044868971331584