A lógica do modernismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piper, Adrian
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26892
Resumo: A autora argumenta o quanto o formalismo greenbergiano, ao promover um divórcio entre a forma artística e o conteúdo social, constitui-se como uma incompreensão, verdadeira aberração, do formalismo europeu que sempre associou a forma inovadora com a crítica social. Mostra como as estratégias antiformalistas do minimalismo e, posteriormente, aquelas da arte conceitual, minaram a pretensão à pureza, reintroduzindo na arte a questão social. Salienta, todavia, como o formalismo vazio, que acometeu a arte norte-americana nos anos 50, foi útil às políticas reacionárias do senador McCarthy que perseguiu os intelectuais e os artistas de esquerda. Atualizando sua crítica, compara a política maccarthista à atual postura do governo norte-americano ao censurar as questões “politicamente sensíveis” na arte contemporânea.
id UFF-16_02e7c13c54810e244d2b6e8c9a7b04bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26892
network_acronym_str UFF-16
network_name_str Poiésis (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling A lógica do modernismoformalismoarte moderna européiaarte norte-americanarevisão históricaA autora argumenta o quanto o formalismo greenbergiano, ao promover um divórcio entre a forma artística e o conteúdo social, constitui-se como uma incompreensão, verdadeira aberração, do formalismo europeu que sempre associou a forma inovadora com a crítica social. Mostra como as estratégias antiformalistas do minimalismo e, posteriormente, aquelas da arte conceitual, minaram a pretensão à pureza, reintroduzindo na arte a questão social. Salienta, todavia, como o formalismo vazio, que acometeu a arte norte-americana nos anos 50, foi útil às políticas reacionárias do senador McCarthy que perseguiu os intelectuais e os artistas de esquerda. Atualizando sua crítica, compara a política maccarthista à atual postura do governo norte-americano ao censurar as questões “politicamente sensíveis” na arte contemporânea.Editora do PPGCA-UFF2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2689210.22409/poiesis.811.167-176REVISTA POIÉSIS; Vol. 8 No. 11 (2007): O que é um clássico; 167-176REVISTA POIÉSIS; Vol. 8 Núm. 11 (2007): O que é um clássico; 167-176REVISTA POIÉSIS; v. 8 n. 11 (2007): O que é um clássico; 167-1762177-856610.22409/poiesis.811reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26892/15598Copyright (c) 2018 Adrian Piperinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiper, Adrian2018-10-06T12:58:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26892Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2018-10-06T12:58:28Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A lógica do modernismo
title A lógica do modernismo
spellingShingle A lógica do modernismo
Piper, Adrian
formalismo
arte moderna européia
arte norte-americana
revisão histórica
title_short A lógica do modernismo
title_full A lógica do modernismo
title_fullStr A lógica do modernismo
title_full_unstemmed A lógica do modernismo
title_sort A lógica do modernismo
author Piper, Adrian
author_facet Piper, Adrian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piper, Adrian
dc.subject.por.fl_str_mv formalismo
arte moderna européia
arte norte-americana
revisão histórica
topic formalismo
arte moderna européia
arte norte-americana
revisão histórica
description A autora argumenta o quanto o formalismo greenbergiano, ao promover um divórcio entre a forma artística e o conteúdo social, constitui-se como uma incompreensão, verdadeira aberração, do formalismo europeu que sempre associou a forma inovadora com a crítica social. Mostra como as estratégias antiformalistas do minimalismo e, posteriormente, aquelas da arte conceitual, minaram a pretensão à pureza, reintroduzindo na arte a questão social. Salienta, todavia, como o formalismo vazio, que acometeu a arte norte-americana nos anos 50, foi útil às políticas reacionárias do senador McCarthy que perseguiu os intelectuais e os artistas de esquerda. Atualizando sua crítica, compara a política maccarthista à atual postura do governo norte-americano ao censurar as questões “politicamente sensíveis” na arte contemporânea.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26892
10.22409/poiesis.811.167-176
url https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26892
identifier_str_mv 10.22409/poiesis.811.167-176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26892/15598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Adrian Piper
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Adrian Piper
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA POIÉSIS; Vol. 8 No. 11 (2007): O que é um clássico; 167-176
REVISTA POIÉSIS; Vol. 8 Núm. 11 (2007): O que é um clássico; 167-176
REVISTA POIÉSIS; v. 8 n. 11 (2007): O que é um clássico; 167-176
2177-8566
10.22409/poiesis.811
reponame:Poiésis (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Poiésis (Niterói. Online)
collection Poiésis (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br
_version_ 1797220417170046976