Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27069 |
Resumo: | Refletimos neste artigo sobre a dança de salão Tango, configurando-se numa nova estética de dança. O tango nos aponta um modelo corporal que transgride com a ideia de dança linear, desconstruindo estereótipos corporais e a movimentação distinta de padrões de beleza convencionais e unilaterais. Um dos trabalhos mais expressivos da reconfiguração e ressignificação do tango podem ser encontrados nas obras de Carlos Saura, diretor de cinema espanhol e na Dança-teatro da coreógrafa alemã Pina Bausch. |
id |
UFF-16_37639c75d6422657fa6bc08cc23c90de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27069 |
network_acronym_str |
UFF-16 |
network_name_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo?tangcinemadança-teatroRefletimos neste artigo sobre a dança de salão Tango, configurando-se numa nova estética de dança. O tango nos aponta um modelo corporal que transgride com a ideia de dança linear, desconstruindo estereótipos corporais e a movimentação distinta de padrões de beleza convencionais e unilaterais. Um dos trabalhos mais expressivos da reconfiguração e ressignificação do tango podem ser encontrados nas obras de Carlos Saura, diretor de cinema espanhol e na Dança-teatro da coreógrafa alemã Pina Bausch.Editora do PPGCA-UFF2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2706910.22409/poiesis.1014.66-77REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 No. 14 (2009): Vida da crítica; 66-77REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 Núm. 14 (2009): Vida da crítica; 66-77REVISTA POIÉSIS; v. 10 n. 14 (2009): Vida da crítica; 66-772177-856610.22409/poiesis.1014reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27069/pdfCopyright (c) 2018 Marcilio de Souza Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Marcilio de Souza2018-10-11T21:45:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27069Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2018-10-11T21:45:52Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo? |
title |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo? |
spellingShingle |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo? Vieira, Marcilio de Souza tang cinema dança-teatro |
title_short |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo? |
title_full |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo? |
title_fullStr |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo? |
title_full_unstemmed |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo? |
title_sort |
Em Que o Tango Pode Ser Bom para Tudo? |
author |
Vieira, Marcilio de Souza |
author_facet |
Vieira, Marcilio de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marcilio de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tang cinema dança-teatro |
topic |
tang cinema dança-teatro |
description |
Refletimos neste artigo sobre a dança de salão Tango, configurando-se numa nova estética de dança. O tango nos aponta um modelo corporal que transgride com a ideia de dança linear, desconstruindo estereótipos corporais e a movimentação distinta de padrões de beleza convencionais e unilaterais. Um dos trabalhos mais expressivos da reconfiguração e ressignificação do tango podem ser encontrados nas obras de Carlos Saura, diretor de cinema espanhol e na Dança-teatro da coreógrafa alemã Pina Bausch. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27069 10.22409/poiesis.1014.66-77 |
url |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27069 |
identifier_str_mv |
10.22409/poiesis.1014.66-77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27069/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Marcilio de Souza Vieira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Marcilio de Souza Vieira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 No. 14 (2009): Vida da crítica; 66-77 REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 Núm. 14 (2009): Vida da crítica; 66-77 REVISTA POIÉSIS; v. 10 n. 14 (2009): Vida da crítica; 66-77 2177-8566 10.22409/poiesis.1014 reponame:Poiésis (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
collection |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br |
_version_ |
1797220418004713472 |