Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26993 |
Resumo: | Na exposição Imemorial (1994), a fotógrafa Rosângela Rennó trabalhou em arquivos recuperados que estavam socialmente sepultados pela História Oficial brasileira. Essa poética fotográfica demostra uma perspectiva de luto que evidencia o funcionamento de uma política simbólica de opacidade. Assim sendo, Rennó está alinhada ao caráter primordial da fotografia: a construção de evidências. |
id |
UFF-16_924408e2058a7f0b0729ba6ff22269fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26993 |
network_acronym_str |
UFF-16 |
network_name_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela RennófotografiamemóriahistóriaesquecimentoNa exposição Imemorial (1994), a fotógrafa Rosângela Rennó trabalhou em arquivos recuperados que estavam socialmente sepultados pela História Oficial brasileira. Essa poética fotográfica demostra uma perspectiva de luto que evidencia o funcionamento de uma política simbólica de opacidade. Assim sendo, Rennó está alinhada ao caráter primordial da fotografia: a construção de evidências.Editora do PPGCA-UFF2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2699310.22409/poiesis.1013.93-104REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 No. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 93-104REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 Núm. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 93-104REVISTA POIÉSIS; v. 10 n. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 93-1042177-856610.22409/poiesis.1013reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26993/15696Copyright (c) 2018 Ricardo Barberenainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarberena, Ricardo2018-10-10T21:14:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26993Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2018-10-10T21:14:08Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó |
title |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó |
spellingShingle |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó Barberena, Ricardo fotografia memória história esquecimento |
title_short |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó |
title_full |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó |
title_fullStr |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó |
title_full_unstemmed |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó |
title_sort |
Quando os operários mortos visitam Brasília: os espectros fotográficos em Imemorial, de Rosangela Rennó |
author |
Barberena, Ricardo |
author_facet |
Barberena, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barberena, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia memória história esquecimento |
topic |
fotografia memória história esquecimento |
description |
Na exposição Imemorial (1994), a fotógrafa Rosângela Rennó trabalhou em arquivos recuperados que estavam socialmente sepultados pela História Oficial brasileira. Essa poética fotográfica demostra uma perspectiva de luto que evidencia o funcionamento de uma política simbólica de opacidade. Assim sendo, Rennó está alinhada ao caráter primordial da fotografia: a construção de evidências. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26993 10.22409/poiesis.1013.93-104 |
url |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26993 |
identifier_str_mv |
10.22409/poiesis.1013.93-104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26993/15696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ricardo Barberena info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ricardo Barberena |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 No. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 93-104 REVISTA POIÉSIS; Vol. 10 Núm. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 93-104 REVISTA POIÉSIS; v. 10 n. 13 (2009): A ambivalência da imagem; 93-104 2177-8566 10.22409/poiesis.1013 reponame:Poiésis (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
collection |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br |
_version_ |
1797220417656586240 |