Um sopro de pintura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/13327 |
Resumo: | O problema que enfrentamos no texto que se segue é como a imagem-potência no nível mental retorna para o mundo na forma de pintura e, como essa pintura, preserva tais fluxos e energia de seu tema, no caso, a natureza como objeto. Ao considerar o acaso como via de acesso às imagens mentais, nossa investigação encontra no estado de transe um potente mecanismo de conexão entre os demais estágios da pintura. Esta forma de consciência é fundamental para orquestrar o processo construtivo da pintura em que elementos intrínsecos ao fazer artístico, como intuição, gesto, ritmo, afeto, imaginação, substância e ateliês são conjugados para criar uma forma de reconexão entre o artista, o observador e o mundo. |
id |
UFF-16_92491d43997517eb3f8fdcfcc8ecf993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13327 |
network_acronym_str |
UFF-16 |
network_name_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um sopro de pinturapinturatranseacasonaturezaO problema que enfrentamos no texto que se segue é como a imagem-potência no nível mental retorna para o mundo na forma de pintura e, como essa pintura, preserva tais fluxos e energia de seu tema, no caso, a natureza como objeto. Ao considerar o acaso como via de acesso às imagens mentais, nossa investigação encontra no estado de transe um potente mecanismo de conexão entre os demais estágios da pintura. Esta forma de consciência é fundamental para orquestrar o processo construtivo da pintura em que elementos intrínsecos ao fazer artístico, como intuição, gesto, ritmo, afeto, imaginação, substância e ateliês são conjugados para criar uma forma de reconexão entre o artista, o observador e o mundo.Editora do PPGCA-UFF2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/1332710.22409/poiesis.1830.119-130REVISTA POIÉSIS; Vol. 18 No. 30 (2017): Autobiographical Dimensions; 119-130REVISTA POIÉSIS; Vol. 18 Núm. 30 (2017): Dimensiones autobiográficas; 119-130REVISTA POIÉSIS; v. 18 n. 30 (2017): Dimensões do Autobiográfico; 119-1302177-856610.22409/poiesis.1830reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/13327/8538Copyright (c) 2018 Patrícia Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Patrícia2020-12-29T22:04:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13327Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T22:04:08Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um sopro de pintura |
title |
Um sopro de pintura |
spellingShingle |
Um sopro de pintura Freire, Patrícia pintura transe acaso natureza |
title_short |
Um sopro de pintura |
title_full |
Um sopro de pintura |
title_fullStr |
Um sopro de pintura |
title_full_unstemmed |
Um sopro de pintura |
title_sort |
Um sopro de pintura |
author |
Freire, Patrícia |
author_facet |
Freire, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pintura transe acaso natureza |
topic |
pintura transe acaso natureza |
description |
O problema que enfrentamos no texto que se segue é como a imagem-potência no nível mental retorna para o mundo na forma de pintura e, como essa pintura, preserva tais fluxos e energia de seu tema, no caso, a natureza como objeto. Ao considerar o acaso como via de acesso às imagens mentais, nossa investigação encontra no estado de transe um potente mecanismo de conexão entre os demais estágios da pintura. Esta forma de consciência é fundamental para orquestrar o processo construtivo da pintura em que elementos intrínsecos ao fazer artístico, como intuição, gesto, ritmo, afeto, imaginação, substância e ateliês são conjugados para criar uma forma de reconexão entre o artista, o observador e o mundo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/13327 10.22409/poiesis.1830.119-130 |
url |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/13327 |
identifier_str_mv |
10.22409/poiesis.1830.119-130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/13327/8538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Patrícia Freire info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Patrícia Freire |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA POIÉSIS; Vol. 18 No. 30 (2017): Autobiographical Dimensions; 119-130 REVISTA POIÉSIS; Vol. 18 Núm. 30 (2017): Dimensiones autobiográficas; 119-130 REVISTA POIÉSIS; v. 18 n. 30 (2017): Dimensões do Autobiográfico; 119-130 2177-8566 10.22409/poiesis.1830 reponame:Poiésis (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
collection |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br |
_version_ |
1797220416668827649 |