Sobre a dimensão educativa da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26912 |
Resumo: | Os artigos que compõem este dossiê têm um traço comum que constitui o diferencial em relação a outras abordagens sobre arte e educação. Trata-se da ênfase na dimensão educativa inerente ao próprio fazer artístico e na maneira como este fazer é compartilhado. Este posicionamento tem um cunho político que se manifesta, de maneira bem explícita na crítica de Zeca Ligiéro ao colonialismo cultural, na valorização atribuída por Maíra Norton às atividades com cinema que desautomatizam o ato de filmar e assistir a um filme, e no empenho de Bia Albernaz em desconstruir a cultura padronizadora da escola através de uma proposta de trabalho que estimula a autonomia e a expressão de singularidades. Essas contribuições redimensionam o debate sobre arte e educação e abrem novos horizontes de pesquisa que favorecem a inserção da arte na vida das pessoas e a mudança do seu estatuto na cultura contemporânea. |
id |
UFF-16_94f05347295535ee523e2e8d7b794176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26912 |
network_acronym_str |
UFF-16 |
network_name_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a dimensão educativa da artearteeducaçãopolíticacultura contemporâneaOs artigos que compõem este dossiê têm um traço comum que constitui o diferencial em relação a outras abordagens sobre arte e educação. Trata-se da ênfase na dimensão educativa inerente ao próprio fazer artístico e na maneira como este fazer é compartilhado. Este posicionamento tem um cunho político que se manifesta, de maneira bem explícita na crítica de Zeca Ligiéro ao colonialismo cultural, na valorização atribuída por Maíra Norton às atividades com cinema que desautomatizam o ato de filmar e assistir a um filme, e no empenho de Bia Albernaz em desconstruir a cultura padronizadora da escola através de uma proposta de trabalho que estimula a autonomia e a expressão de singularidades. Essas contribuições redimensionam o debate sobre arte e educação e abrem novos horizontes de pesquisa que favorecem a inserção da arte na vida das pessoas e a mudança do seu estatuto na cultura contemporânea.Editora do PPGCA-UFF2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2691210.22409/poiesis.1319.9-14REVISTA POIÉSIS; Vol. 13 No. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 9-14REVISTA POIÉSIS; Vol. 13 Núm. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 9-14REVISTA POIÉSIS; v. 13 n. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 9-142177-856610.22409/poiesis.1319reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26912/15620Copyright (c) 2018 Martha D'Angeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Angelo, Martha2018-10-06T21:40:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26912Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2018-10-06T21:40:22Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a dimensão educativa da arte |
title |
Sobre a dimensão educativa da arte |
spellingShingle |
Sobre a dimensão educativa da arte D'Angelo, Martha arte educação política cultura contemporânea |
title_short |
Sobre a dimensão educativa da arte |
title_full |
Sobre a dimensão educativa da arte |
title_fullStr |
Sobre a dimensão educativa da arte |
title_full_unstemmed |
Sobre a dimensão educativa da arte |
title_sort |
Sobre a dimensão educativa da arte |
author |
D'Angelo, Martha |
author_facet |
D'Angelo, Martha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Angelo, Martha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arte educação política cultura contemporânea |
topic |
arte educação política cultura contemporânea |
description |
Os artigos que compõem este dossiê têm um traço comum que constitui o diferencial em relação a outras abordagens sobre arte e educação. Trata-se da ênfase na dimensão educativa inerente ao próprio fazer artístico e na maneira como este fazer é compartilhado. Este posicionamento tem um cunho político que se manifesta, de maneira bem explícita na crítica de Zeca Ligiéro ao colonialismo cultural, na valorização atribuída por Maíra Norton às atividades com cinema que desautomatizam o ato de filmar e assistir a um filme, e no empenho de Bia Albernaz em desconstruir a cultura padronizadora da escola através de uma proposta de trabalho que estimula a autonomia e a expressão de singularidades. Essas contribuições redimensionam o debate sobre arte e educação e abrem novos horizontes de pesquisa que favorecem a inserção da arte na vida das pessoas e a mudança do seu estatuto na cultura contemporânea. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26912 10.22409/poiesis.1319.9-14 |
url |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26912 |
identifier_str_mv |
10.22409/poiesis.1319.9-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26912/15620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Martha D'Angelo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Martha D'Angelo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA POIÉSIS; Vol. 13 No. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 9-14 REVISTA POIÉSIS; Vol. 13 Núm. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 9-14 REVISTA POIÉSIS; v. 13 n. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 9-14 2177-8566 10.22409/poiesis.1319 reponame:Poiésis (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
collection |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br |
_version_ |
1797220417577943040 |