O museu é uma fábrica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steyerl, Hito
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Velloso, Beatriz Pimenta, Harres, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665
Resumo: Em 1968, o filme La hora de los Hornos, exibido especificamente em fábricas de forma clan­destina, foi um manifesto de grande repercussão do Terceiro Cinema contra o neocolonia­lismo na América Latina. Nas fábricas, a cada nova exibição, era pendurado um banner que tinha impresso o seguinte texto: “Todo espectador é um covarde ou um traidor”. Sessões de cinema cuja principal intenção era quebrar as distinções entre cineasta e público, autor e produtor, para assim criar uma esfera de ação política. Hoje, filmes políticos não são mais exibidos nas fábricas. Eles são mostrados no museu ou na galeria – no espaço da arte. Ou mesmo, em qualquer tipo de cubo branco. Como isso aconteceu?
id UFF-16_a3115626b8270313d0b9e90d9b7718e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22665
network_acronym_str UFF-16
network_name_str Poiésis (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling O museu é uma fábrica?museuação políticaespaços da arteEm 1968, o filme La hora de los Hornos, exibido especificamente em fábricas de forma clan­destina, foi um manifesto de grande repercussão do Terceiro Cinema contra o neocolonia­lismo na América Latina. Nas fábricas, a cada nova exibição, era pendurado um banner que tinha impresso o seguinte texto: “Todo espectador é um covarde ou um traidor”. Sessões de cinema cuja principal intenção era quebrar as distinções entre cineasta e público, autor e produtor, para assim criar uma esfera de ação política. Hoje, filmes políticos não são mais exibidos nas fábricas. Eles são mostrados no museu ou na galeria – no espaço da arte. Ou mesmo, em qualquer tipo de cubo branco. Como isso aconteceu?Editora do PPGCA-UFF2018-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2266510.22409/poiesis.1728.99-114REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-1142177-856610.22409/poiesis.1728reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665/13290Copyright (c) 2018 Hito Steyerl, Beatriz Pimenta Velloso, Alberto Harresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSteyerl, HitoVelloso, Beatriz PimentaHarres, Alberto2020-12-29T22:11:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22665Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T22:11:41Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O museu é uma fábrica?
title O museu é uma fábrica?
spellingShingle O museu é uma fábrica?
Steyerl, Hito
museu
ação política
espaços da arte
title_short O museu é uma fábrica?
title_full O museu é uma fábrica?
title_fullStr O museu é uma fábrica?
title_full_unstemmed O museu é uma fábrica?
title_sort O museu é uma fábrica?
author Steyerl, Hito
author_facet Steyerl, Hito
Velloso, Beatriz Pimenta
Harres, Alberto
author_role author
author2 Velloso, Beatriz Pimenta
Harres, Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steyerl, Hito
Velloso, Beatriz Pimenta
Harres, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv museu
ação política
espaços da arte
topic museu
ação política
espaços da arte
description Em 1968, o filme La hora de los Hornos, exibido especificamente em fábricas de forma clan­destina, foi um manifesto de grande repercussão do Terceiro Cinema contra o neocolonia­lismo na América Latina. Nas fábricas, a cada nova exibição, era pendurado um banner que tinha impresso o seguinte texto: “Todo espectador é um covarde ou um traidor”. Sessões de cinema cuja principal intenção era quebrar as distinções entre cineasta e público, autor e produtor, para assim criar uma esfera de ação política. Hoje, filmes políticos não são mais exibidos nas fábricas. Eles são mostrados no museu ou na galeria – no espaço da arte. Ou mesmo, em qualquer tipo de cubo branco. Como isso aconteceu?
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665
10.22409/poiesis.1728.99-114
url https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665
identifier_str_mv 10.22409/poiesis.1728.99-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665/13290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Hito Steyerl, Beatriz Pimenta Velloso, Alberto Harres
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Hito Steyerl, Beatriz Pimenta Velloso, Alberto Harres
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114
REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114
REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114
2177-8566
10.22409/poiesis.1728
reponame:Poiésis (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Poiésis (Niterói. Online)
collection Poiésis (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br
_version_ 1797220416681410560