O museu é uma fábrica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665 |
Resumo: | Em 1968, o filme La hora de los Hornos, exibido especificamente em fábricas de forma clandestina, foi um manifesto de grande repercussão do Terceiro Cinema contra o neocolonialismo na América Latina. Nas fábricas, a cada nova exibição, era pendurado um banner que tinha impresso o seguinte texto: “Todo espectador é um covarde ou um traidor”. Sessões de cinema cuja principal intenção era quebrar as distinções entre cineasta e público, autor e produtor, para assim criar uma esfera de ação política. Hoje, filmes políticos não são mais exibidos nas fábricas. Eles são mostrados no museu ou na galeria – no espaço da arte. Ou mesmo, em qualquer tipo de cubo branco. Como isso aconteceu? |
id |
UFF-16_a3115626b8270313d0b9e90d9b7718e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22665 |
network_acronym_str |
UFF-16 |
network_name_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O museu é uma fábrica?museuação políticaespaços da arteEm 1968, o filme La hora de los Hornos, exibido especificamente em fábricas de forma clandestina, foi um manifesto de grande repercussão do Terceiro Cinema contra o neocolonialismo na América Latina. Nas fábricas, a cada nova exibição, era pendurado um banner que tinha impresso o seguinte texto: “Todo espectador é um covarde ou um traidor”. Sessões de cinema cuja principal intenção era quebrar as distinções entre cineasta e público, autor e produtor, para assim criar uma esfera de ação política. Hoje, filmes políticos não são mais exibidos nas fábricas. Eles são mostrados no museu ou na galeria – no espaço da arte. Ou mesmo, em qualquer tipo de cubo branco. Como isso aconteceu?Editora do PPGCA-UFF2018-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2266510.22409/poiesis.1728.99-114REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-1142177-856610.22409/poiesis.1728reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665/13290Copyright (c) 2018 Hito Steyerl, Beatriz Pimenta Velloso, Alberto Harresinfo:eu-repo/semantics/openAccessSteyerl, HitoVelloso, Beatriz PimentaHarres, Alberto2020-12-29T22:11:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22665Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T22:11:41Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O museu é uma fábrica? |
title |
O museu é uma fábrica? |
spellingShingle |
O museu é uma fábrica? Steyerl, Hito museu ação política espaços da arte |
title_short |
O museu é uma fábrica? |
title_full |
O museu é uma fábrica? |
title_fullStr |
O museu é uma fábrica? |
title_full_unstemmed |
O museu é uma fábrica? |
title_sort |
O museu é uma fábrica? |
author |
Steyerl, Hito |
author_facet |
Steyerl, Hito Velloso, Beatriz Pimenta Harres, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Velloso, Beatriz Pimenta Harres, Alberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steyerl, Hito Velloso, Beatriz Pimenta Harres, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
museu ação política espaços da arte |
topic |
museu ação política espaços da arte |
description |
Em 1968, o filme La hora de los Hornos, exibido especificamente em fábricas de forma clandestina, foi um manifesto de grande repercussão do Terceiro Cinema contra o neocolonialismo na América Latina. Nas fábricas, a cada nova exibição, era pendurado um banner que tinha impresso o seguinte texto: “Todo espectador é um covarde ou um traidor”. Sessões de cinema cuja principal intenção era quebrar as distinções entre cineasta e público, autor e produtor, para assim criar uma esfera de ação política. Hoje, filmes políticos não são mais exibidos nas fábricas. Eles são mostrados no museu ou na galeria – no espaço da arte. Ou mesmo, em qualquer tipo de cubo branco. Como isso aconteceu? |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665 10.22409/poiesis.1728.99-114 |
url |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665 |
identifier_str_mv |
10.22409/poiesis.1728.99-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22665/13290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Hito Steyerl, Beatriz Pimenta Velloso, Alberto Harres info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Hito Steyerl, Beatriz Pimenta Velloso, Alberto Harres |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114 REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114 REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 28 (2016): Eugenio Barba; 99-114 2177-8566 10.22409/poiesis.1728 reponame:Poiésis (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
collection |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br |
_version_ |
1797220416681410560 |