Cuatro preguntas y tres diálogos: La obra escrita de Eugenio Barba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22663 |
Resumo: | O artigo de Lluis Masgrau visa demarcar as principais áreas de interesse do diretor teatral Eugenio Barba em sete de seus livros, de modo a abarcar sua visão sobre o teatro. Esses escritos derivam das experiências profissionais de Barba marcadas pelo diálogo com três grandes vertentes da cultura teatral do séc. XX – a Grande Reforma (Stanislavski, Grotowisk, Living Theater etc), o teatro clássico asiático e o teatro de grupo latinoamericano –, balizadas por suas quatro perguntas fundamentais: “onde”, “por que”, “como” e “para quem” atuar; donde os quatro níveis do ofício: a aprendizagem, a busca de um sentido pessoal, a construção da técnica e o “valor”, o qual resulta, grosso modo, do compartilhamento com o espectador do sentido pessoal expresso pelo ator. Concluindo que a identidade profissional de Barba adquirida ao longo de seu caminho é a “conquista da diferença” |
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Cuatro preguntas y tres diálogos: La obra escrita de Eugenio BarbaEugenio Barbaofício do atorteatro laboratórioantropologia teatralO artigo de Lluis Masgrau visa demarcar as principais áreas de interesse do diretor teatral Eugenio Barba em sete de seus livros, de modo a abarcar sua visão sobre o teatro. Esses escritos derivam das experiências profissionais de Barba marcadas pelo diálogo com três grandes vertentes da cultura teatral do séc. XX – a Grande Reforma (Stanislavski, Grotowisk, Living Theater etc), o teatro clássico asiático e o teatro de grupo latinoamericano –, balizadas por suas quatro perguntas fundamentais: “onde”, “por que”, “como” e “para quem” atuar; donde os quatro níveis do ofício: a aprendizagem, a busca de um sentido pessoal, a construção da técnica e o “valor”, o qual resulta, grosso modo, do compartilhamento com o espectador do sentido pessoal expresso pelo ator. Concluindo que a identidade profissional de Barba adquirida ao longo de seu caminho é a “conquista da diferença”Editora do PPGCA-UFF2018-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2266310.22409/poiesis.1728.43-56REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 No. 28 (2016): Eugenio Barba; 43-56REVISTA POIÉSIS; Vol. 17 Núm. 28 (2016): Eugenio Barba; 43-56REVISTA POIÉSIS; v. 17 n. 28 (2016): Eugenio Barba; 43-562177-856610.22409/poiesis.1728reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22663/13288Copyright (c) 2018 Lluís Masgrauinfo:eu-repo/semantics/openAccessMasgrau, Lluís2020-12-29T22:11:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22663Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T22:11:41Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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