Ficção e realidade na Arquitetura Radical Italiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27159 |
Resumo: | O seguinte ensaio propõe uma leitura dos projetos utópicos produzidos no final dos anos 1960 por dois grupos da chamada arquitetura radical italiana: Archizoom e Superstudio. A sua produção envolveu projetos que nunca quiseram sair do papel ou configurar visões de um futuro alarmante. O objetivo era, por um lado, provocar uma reflexão crítica sobre o fracasso dos ideais da arquitetura e do urbanismo moderno e, por outro, estabelecer uma relação irônica com uma sociedade demasiado confiante nas virtudes do consumo e da tecnologia. Seus projetos, muitas vezes considerados como fantasias tecnológicas ou meros exercícios gráficos, tiveram uma inesperada repercussão na crítica arquitetônica dos anos 1970. Nosso objetivo é decodificar as intenções presentes das produções utópicas de Archizoom e Super-studio assim como entender qual foi a sua repercussão, através de uma análise critica de dois projetos: No-Stop City (1968-1972) do grupo Archizoom e Monumento Continuo (1969- 1970) do grupo Superstudio. |
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Ficção e realidade na Arquitetura Radical ItalianautopiaficçãoArchizzomSuperstudiopós-modernoO seguinte ensaio propõe uma leitura dos projetos utópicos produzidos no final dos anos 1960 por dois grupos da chamada arquitetura radical italiana: Archizoom e Superstudio. A sua produção envolveu projetos que nunca quiseram sair do papel ou configurar visões de um futuro alarmante. O objetivo era, por um lado, provocar uma reflexão crítica sobre o fracasso dos ideais da arquitetura e do urbanismo moderno e, por outro, estabelecer uma relação irônica com uma sociedade demasiado confiante nas virtudes do consumo e da tecnologia. Seus projetos, muitas vezes considerados como fantasias tecnológicas ou meros exercícios gráficos, tiveram uma inesperada repercussão na crítica arquitetônica dos anos 1970. Nosso objetivo é decodificar as intenções presentes das produções utópicas de Archizoom e Super-studio assim como entender qual foi a sua repercussão, através de uma análise critica de dois projetos: No-Stop City (1968-1972) do grupo Archizoom e Monumento Continuo (1969- 1970) do grupo Superstudio.Editora do PPGCA-UFF2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2715910.22409/poiesis.1931.39-60REVISTA POIÉSIS; Vol. 19 No. 31 (2018): Cities in the city; 39-60REVISTA POIÉSIS; Vol. 19 Núm. 31 (2018): Las ciudades en la ciudad; 39-60REVISTA POIÉSIS; v. 19 n. 31 (2018): As cidades na cidade; 39-602177-856610.22409/poiesis.1931reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27159/15797Copyright (c) 2018 Bárbara Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bárbara2020-12-29T21:55:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27159Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T21:55:30Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O seguinte ensaio propõe uma leitura dos projetos utópicos produzidos no final dos anos 1960 por dois grupos da chamada arquitetura radical italiana: Archizoom e Superstudio. A sua produção envolveu projetos que nunca quiseram sair do papel ou configurar visões de um futuro alarmante. O objetivo era, por um lado, provocar uma reflexão crítica sobre o fracasso dos ideais da arquitetura e do urbanismo moderno e, por outro, estabelecer uma relação irônica com uma sociedade demasiado confiante nas virtudes do consumo e da tecnologia. Seus projetos, muitas vezes considerados como fantasias tecnológicas ou meros exercícios gráficos, tiveram uma inesperada repercussão na crítica arquitetônica dos anos 1970. Nosso objetivo é decodificar as intenções presentes das produções utópicas de Archizoom e Super-studio assim como entender qual foi a sua repercussão, através de uma análise critica de dois projetos: No-Stop City (1968-1972) do grupo Archizoom e Monumento Continuo (1969- 1970) do grupo Superstudio. |
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