Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22868 |
Resumo: | Daniel Senise é um dos mais emblemáticos pintores da chamada“Geração 80” no Brasil. A partir da obra de Senise, este ensaio procura entender a arte egressa dos 1980 não apenas como a “volta da pintura” — o retorno conservador a um tipo de linguagem ou suporte —, e sim como o reestabelecimento de uma relação mais íntima com a imagem. O artista recorre a figuras de mães, mulheres e construções arquitetônicas para enfatizar a criação de um abrigo para as imagens da história da arte ou de elementos cotidianos, cuja escolha é orientada pela memória e pelo afeto. Com apagamentos e ausências, sua obra evidencia o encerramento e o reinício de ciclos para essas imagens. |
id |
UFF-16_e670d051e2700aa12f086a23cea95427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22868 |
network_acronym_str |
UFF-16 |
network_name_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagemDaniel SeniseGeração 80pinturaimagemDaniel Senise é um dos mais emblemáticos pintores da chamada“Geração 80” no Brasil. A partir da obra de Senise, este ensaio procura entender a arte egressa dos 1980 não apenas como a “volta da pintura” — o retorno conservador a um tipo de linguagem ou suporte —, e sim como o reestabelecimento de uma relação mais íntima com a imagem. O artista recorre a figuras de mães, mulheres e construções arquitetônicas para enfatizar a criação de um abrigo para as imagens da história da arte ou de elementos cotidianos, cuja escolha é orientada pela memória e pelo afeto. Com apagamentos e ausências, sua obra evidencia o encerramento e o reinício de ciclos para essas imagens.Editora do PPGCA-UFF2018-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2286810.22409/poiesis.1626.161-174REVISTA POIÉSIS; Vol. 16 No. 26 (2015): Curadoria; 161-174REVISTA POIÉSIS; Vol. 16 Núm. 26 (2015): Curadoria; 161-174REVISTA POIÉSIS; v. 16 n. 26 (2015): Curadoria; 161-1742177-856610.22409/poiesis.1626reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22868/13444Copyright (c) 2018 Daniela Nameinfo:eu-repo/semantics/openAccessName, Daniela2020-12-29T22:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22868Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2020-12-29T22:14:55Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem |
title |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem |
spellingShingle |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem Name, Daniela Daniel Senise Geração 80 pintura imagem |
title_short |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem |
title_full |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem |
title_fullStr |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem |
title_full_unstemmed |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem |
title_sort |
Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem |
author |
Name, Daniela |
author_facet |
Name, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Name, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Daniel Senise Geração 80 pintura imagem |
topic |
Daniel Senise Geração 80 pintura imagem |
description |
Daniel Senise é um dos mais emblemáticos pintores da chamada“Geração 80” no Brasil. A partir da obra de Senise, este ensaio procura entender a arte egressa dos 1980 não apenas como a “volta da pintura” — o retorno conservador a um tipo de linguagem ou suporte —, e sim como o reestabelecimento de uma relação mais íntima com a imagem. O artista recorre a figuras de mães, mulheres e construções arquitetônicas para enfatizar a criação de um abrigo para as imagens da história da arte ou de elementos cotidianos, cuja escolha é orientada pela memória e pelo afeto. Com apagamentos e ausências, sua obra evidencia o encerramento e o reinício de ciclos para essas imagens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22868 10.22409/poiesis.1626.161-174 |
url |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22868 |
identifier_str_mv |
10.22409/poiesis.1626.161-174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22868/13444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Daniela Name info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Daniela Name |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA POIÉSIS; Vol. 16 No. 26 (2015): Curadoria; 161-174 REVISTA POIÉSIS; Vol. 16 Núm. 26 (2015): Curadoria; 161-174 REVISTA POIÉSIS; v. 16 n. 26 (2015): Curadoria; 161-174 2177-8566 10.22409/poiesis.1626 reponame:Poiésis (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
collection |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br |
_version_ |
1797220416734887936 |