Partitura como anteparo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Isabel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/25216
Resumo: O trabalho apresenta uma breve explanação dos processos artísticos que, ao relacionarem música e pintura, trazem à tona as problematizaçõesdo conceito de partitura. Dividimos as produções artísticas em três diferentes modos de aproximar sonoridade e visualidade nas formas de equivalência, correspondência e paralelo. Na relação de equivalência, o anteparo (partitura) é a própria superfície onde estão inscritos a imagem e o som, de que são exemplos os trabalhos de Oskar Fishinger, Norman McLaren e Christian Marclay. Serão abordadas também questões que se referem à ordem da correspondência e de como nessa segunda relação referida existe a invenção de um anteparo (partitura) como nas obras de Klee, Kandinsky e Anestis Logothestis. Apresenta-se, por último, na dimensão do paralelo, a relação histórica da comparação entre as artes, começando pela tradição do Ut pictura poiesis até a especificidade de Greenberg e as formas de hibridação das artes na contemporaneidade.
id UFF-16_e858d52b70a426789aac7904276fac76
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25216
network_acronym_str UFF-16
network_name_str Poiésis (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling Partitura como anteparopartituraanteparoequivalênciacorrespondência e paraleloO trabalho apresenta uma breve explanação dos processos artísticos que, ao relacionarem música e pintura, trazem à tona as problematizaçõesdo conceito de partitura. Dividimos as produções artísticas em três diferentes modos de aproximar sonoridade e visualidade nas formas de equivalência, correspondência e paralelo. Na relação de equivalência, o anteparo (partitura) é a própria superfície onde estão inscritos a imagem e o som, de que são exemplos os trabalhos de Oskar Fishinger, Norman McLaren e Christian Marclay. Serão abordadas também questões que se referem à ordem da correspondência e de como nessa segunda relação referida existe a invenção de um anteparo (partitura) como nas obras de Klee, Kandinsky e Anestis Logothestis. Apresenta-se, por último, na dimensão do paralelo, a relação histórica da comparação entre as artes, começando pela tradição do Ut pictura poiesis até a especificidade de Greenberg e as formas de hibridação das artes na contemporaneidade.Editora do PPGCA-UFF2018-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2521610.22409/poiesis.1421-22.189-202REVISTA POIÉSIS; Vol. 14 No. 21-22 (2013): Número especial: Corpo Desdobrado; 189-202REVISTA POIÉSIS; Vol. 14 Núm. 21-22 (2013): Número especial: Corpo Desdobrado; 189-202REVISTA POIÉSIS; v. 14 n. 21-22 (2013): Número especial: Corpo Desdobrado; 189-2022177-856610.22409/poiesis.1421-22reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/25216/14745Copyright (c) 2018 Isabel Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Isabel2018-10-12T20:16:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25216Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2018-10-12T20:16:32Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Partitura como anteparo
title Partitura como anteparo
spellingShingle Partitura como anteparo
Carneiro, Isabel
partitura
anteparo
equivalência
correspondência e paralelo
title_short Partitura como anteparo
title_full Partitura como anteparo
title_fullStr Partitura como anteparo
title_full_unstemmed Partitura como anteparo
title_sort Partitura como anteparo
author Carneiro, Isabel
author_facet Carneiro, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv partitura
anteparo
equivalência
correspondência e paralelo
topic partitura
anteparo
equivalência
correspondência e paralelo
description O trabalho apresenta uma breve explanação dos processos artísticos que, ao relacionarem música e pintura, trazem à tona as problematizaçõesdo conceito de partitura. Dividimos as produções artísticas em três diferentes modos de aproximar sonoridade e visualidade nas formas de equivalência, correspondência e paralelo. Na relação de equivalência, o anteparo (partitura) é a própria superfície onde estão inscritos a imagem e o som, de que são exemplos os trabalhos de Oskar Fishinger, Norman McLaren e Christian Marclay. Serão abordadas também questões que se referem à ordem da correspondência e de como nessa segunda relação referida existe a invenção de um anteparo (partitura) como nas obras de Klee, Kandinsky e Anestis Logothestis. Apresenta-se, por último, na dimensão do paralelo, a relação histórica da comparação entre as artes, começando pela tradição do Ut pictura poiesis até a especificidade de Greenberg e as formas de hibridação das artes na contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/25216
10.22409/poiesis.1421-22.189-202
url https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/25216
identifier_str_mv 10.22409/poiesis.1421-22.189-202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/25216/14745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Isabel Carneiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Isabel Carneiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA POIÉSIS; Vol. 14 No. 21-22 (2013): Número especial: Corpo Desdobrado; 189-202
REVISTA POIÉSIS; Vol. 14 Núm. 21-22 (2013): Número especial: Corpo Desdobrado; 189-202
REVISTA POIÉSIS; v. 14 n. 21-22 (2013): Número especial: Corpo Desdobrado; 189-202
2177-8566
10.22409/poiesis.1421-22
reponame:Poiésis (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Poiésis (Niterói. Online)
collection Poiésis (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br
_version_ 1797220417140686848