Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Francisco Leonel, Souza, Ândrea Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/302
Resumo: A construção de práticas solidárias e interprofissional, ratifica o caráter múltiplo do vínculo social, contida naquilo que funda a Reforma Sanitária Brasileira, ao mesmo tempo em que se torna uma questão importante para a formação dos profissionais de saúde. Este estudo busca, analisar a questão do vínculo entre usuário e trabalhador e sua articulação com uma ética colaborativa e de solidariedade. Trata- se de uma investigação descritiva de abordagem qualitativa, com alunos, profissionais e professores, vinculados ao programa de educação pelo trabalho em saúde (PET-Saúde). Os dados foram coletados durante o emprego da metodologia Sombra, no período de vigência do programa. Posteriormente os dados foram organizados em narrativas e analisados tematicamente. Foram evidenciadas narrativas de alunos e docentes sobre vínculo entre usuário e profissional, ressaltando aspectos decisivos para a construção do cuidado. As narrativas apontam também para o aspecto civilizatório das políticas públicas. Por fim, a conjuntura do programa e da metodologia Sombra por ele ensejada, mostrou-se uma forma de abordar o processo social enquanto prática política, criando cenários de interlocução colaborativas e solidárias na promoção de vínculo entre aluno e usuário.
id UFF-17_0c2fc9f175d0ee281c2a04d749fa5567
oai_identifier_str oai:ojs.uff.br:article/302
network_acronym_str UFF-17
network_name_str Diversitates
repository_id_str
spelling Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúdeA construção de práticas solidárias e interprofissional, ratifica o caráter múltiplo do vínculo social, contida naquilo que funda a Reforma Sanitária Brasileira, ao mesmo tempo em que se torna uma questão importante para a formação dos profissionais de saúde. Este estudo busca, analisar a questão do vínculo entre usuário e trabalhador e sua articulação com uma ética colaborativa e de solidariedade. Trata- se de uma investigação descritiva de abordagem qualitativa, com alunos, profissionais e professores, vinculados ao programa de educação pelo trabalho em saúde (PET-Saúde). Os dados foram coletados durante o emprego da metodologia Sombra, no período de vigência do programa. Posteriormente os dados foram organizados em narrativas e analisados tematicamente. Foram evidenciadas narrativas de alunos e docentes sobre vínculo entre usuário e profissional, ressaltando aspectos decisivos para a construção do cuidado. As narrativas apontam também para o aspecto civilizatório das políticas públicas. Por fim, a conjuntura do programa e da metodologia Sombra por ele ensejada, mostrou-se uma forma de abordar o processo social enquanto prática política, criando cenários de interlocução colaborativas e solidárias na promoção de vínculo entre aluno e usuário. Universidade Federal FluminenseAbrahão, Ana LúciaFernandes, Francisco LeonelSouza, Ândrea Cardoso de2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/30210.53357/GZSI1362DIVERSITATES International Journal; Diversitates,Vol 11, N 2 (Julho/Dezembro), 2019; 49-651984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/302/162Direitos autorais 2020 DIVERSITATES International Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-06T02:03:29ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB
dc.title.none.fl_str_mv Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
title Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
spellingShingle Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
Abrahão, Ana Lúcia
title_short Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
title_full Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
title_fullStr Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
title_full_unstemmed Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
title_sort Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
author Abrahão, Ana Lúcia
author_facet Abrahão, Ana Lúcia
Fernandes, Francisco Leonel
Souza, Ândrea Cardoso de
author_role author
author2 Fernandes, Francisco Leonel
Souza, Ândrea Cardoso de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão, Ana Lúcia
Fernandes, Francisco Leonel
Souza, Ândrea Cardoso de
dc.subject.none.fl_str_mv

description A construção de práticas solidárias e interprofissional, ratifica o caráter múltiplo do vínculo social, contida naquilo que funda a Reforma Sanitária Brasileira, ao mesmo tempo em que se torna uma questão importante para a formação dos profissionais de saúde. Este estudo busca, analisar a questão do vínculo entre usuário e trabalhador e sua articulação com uma ética colaborativa e de solidariedade. Trata- se de uma investigação descritiva de abordagem qualitativa, com alunos, profissionais e professores, vinculados ao programa de educação pelo trabalho em saúde (PET-Saúde). Os dados foram coletados durante o emprego da metodologia Sombra, no período de vigência do programa. Posteriormente os dados foram organizados em narrativas e analisados tematicamente. Foram evidenciadas narrativas de alunos e docentes sobre vínculo entre usuário e profissional, ressaltando aspectos decisivos para a construção do cuidado. As narrativas apontam também para o aspecto civilizatório das políticas públicas. Por fim, a conjuntura do programa e da metodologia Sombra por ele ensejada, mostrou-se uma forma de abordar o processo social enquanto prática política, criando cenários de interlocução colaborativas e solidárias na promoção de vínculo entre aluno e usuário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/302
10.53357/GZSI1362
url http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/302
identifier_str_mv 10.53357/GZSI1362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/302/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 DIVERSITATES International Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 DIVERSITATES International Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv DIVERSITATES International Journal; Diversitates,Vol 11, N 2 (Julho/Dezembro), 2019; 49-65
1984-5073
reponame:Diversitates
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Diversitates
collection Diversitates
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797067670839885824