Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúde
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/302 |
Resumo: | A construção de práticas solidárias e interprofissional, ratifica o caráter múltiplo do vínculo social, contida naquilo que funda a Reforma Sanitária Brasileira, ao mesmo tempo em que se torna uma questão importante para a formação dos profissionais de saúde. Este estudo busca, analisar a questão do vínculo entre usuário e trabalhador e sua articulação com uma ética colaborativa e de solidariedade. Trata- se de uma investigação descritiva de abordagem qualitativa, com alunos, profissionais e professores, vinculados ao programa de educação pelo trabalho em saúde (PET-Saúde). Os dados foram coletados durante o emprego da metodologia Sombra, no período de vigência do programa. Posteriormente os dados foram organizados em narrativas e analisados tematicamente. Foram evidenciadas narrativas de alunos e docentes sobre vínculo entre usuário e profissional, ressaltando aspectos decisivos para a construção do cuidado. As narrativas apontam também para o aspecto civilizatório das políticas públicas. Por fim, a conjuntura do programa e da metodologia Sombra por ele ensejada, mostrou-se uma forma de abordar o processo social enquanto prática política, criando cenários de interlocução colaborativas e solidárias na promoção de vínculo entre aluno e usuário. |
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Ética colaborativa e de solidariedade, narrativas na formação em saúdeA construção de práticas solidárias e interprofissional, ratifica o caráter múltiplo do vínculo social, contida naquilo que funda a Reforma Sanitária Brasileira, ao mesmo tempo em que se torna uma questão importante para a formação dos profissionais de saúde. Este estudo busca, analisar a questão do vínculo entre usuário e trabalhador e sua articulação com uma ética colaborativa e de solidariedade. Trata- se de uma investigação descritiva de abordagem qualitativa, com alunos, profissionais e professores, vinculados ao programa de educação pelo trabalho em saúde (PET-Saúde). Os dados foram coletados durante o emprego da metodologia Sombra, no período de vigência do programa. Posteriormente os dados foram organizados em narrativas e analisados tematicamente. Foram evidenciadas narrativas de alunos e docentes sobre vínculo entre usuário e profissional, ressaltando aspectos decisivos para a construção do cuidado. As narrativas apontam também para o aspecto civilizatório das políticas públicas. Por fim, a conjuntura do programa e da metodologia Sombra por ele ensejada, mostrou-se uma forma de abordar o processo social enquanto prática política, criando cenários de interlocução colaborativas e solidárias na promoção de vínculo entre aluno e usuário. Universidade Federal FluminenseAbrahão, Ana LúciaFernandes, Francisco LeonelSouza, Ândrea Cardoso de2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/30210.53357/GZSI1362DIVERSITATES International Journal; Diversitates,Vol 11, N 2 (Julho/Dezembro), 2019; 49-651984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/302/162Direitos autorais 2020 DIVERSITATES International Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-06T02:03:29ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB |
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