Riscando os excessos: o registro do que nos contam os doentes pela semiologia e pela medicina narrativa.
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/395 |
Resumo: | Este artigo pretende apresentar uma reflexão acerca do ensino médico atual, discutindo a experiência e o relato de alunos de medicina, ao iniciar o ciclo clínico, através das aulas de semiologia e concomitante participação nos estudos e oficinas práticas de Medicina Narrativa. Trata-se de um período enriquecedor, quando se inicia o contato direto do estudante com o doente. Entende-se que, embora necessário algum modelo ao iniciante da prática médica, o formato atual de anamnese sendo ensinado pode ser limitador e pouco abrangente frente à complexidade das relações estabelecidas com os pacientes. Considera-se a medicina narrativa uma proposta que, ao valorizar e estimular a escuta atenta às histórias dos doentes, torna-se fundamental para complementar a formação do acadêmico de medicina. |
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Riscando os excessos: o registro do que nos contam os doentes pela semiologia e pela medicina narrativa.Medicina, Ciênicas da Saúde, Bioética.educação médica; anamnese; semiologia; medicina narrativa; humanidades médicas.Este artigo pretende apresentar uma reflexão acerca do ensino médico atual, discutindo a experiência e o relato de alunos de medicina, ao iniciar o ciclo clínico, através das aulas de semiologia e concomitante participação nos estudos e oficinas práticas de Medicina Narrativa. Trata-se de um período enriquecedor, quando se inicia o contato direto do estudante com o doente. Entende-se que, embora necessário algum modelo ao iniciante da prática médica, o formato atual de anamnese sendo ensinado pode ser limitador e pouco abrangente frente à complexidade das relações estabelecidas com os pacientes. Considera-se a medicina narrativa uma proposta que, ao valorizar e estimular a escuta atenta às histórias dos doentes, torna-se fundamental para complementar a formação do acadêmico de medicina.Universidade Federal FluminensePrograma de iniciação Científica da UNESA - Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro.Geovanini, Fátima Cristina MeloLopes, Gabriela Carreiro KubitschekGebran, FláviaAbreu, JulianaOtero, LuizaAmorim, YohanaMallet, Ana2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/39510.53357/DKBC4956DIVERSITATES International Journal; v. 13, n. 3 (2021): Diversitates, Vol. 13, N. 3 - Medicina Narrativa (2021)1984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/395/Riscando%20os%20excessoshttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/downloadSuppFile/395/74http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/downloadSuppFile/395/75Direitos autorais 2021 Fátima Cristina Melo Geovanini, Gabriela Carreiro Kubitschek Lopes, Flávia Gebran, Juliana Abreu, Luiza Otero, Yohana Amorim, Ana Mallethttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T13:32:00ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB |
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