Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/94 |
Resumo: | Resumo:Este artigo se pretende uma tessitura da composição estabelecida em cerca de um ano de atividades em um curso de qualificação voltado às recepcionistas e oficiais administrativas da área da saúde de um município no estado de São Paulo. O curso adotou como pressuposto de sua metodologia pedagógica a participação e o protagonismo das profissionais em seu desenvolvimento. Diversos temas foram debatidos ao longo do curso, incluindo Redes em Saúde, um dos eixos centrais deste artigo. Assim, apresentam-se as narrativas colhidas através de relatórios a fim de ilustrar como se deu o processo formativo em relação ao tema e dialogar com a literatura científica. Conclui-se que o processo valorizou o exercício de criação de espaços nos quais a fala e a escuta circulavam e promoviam a análise dos processos de trabalho através de relações horizontais, propiciando o aprendizado em ato.Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Redes de Saúde; Educação em Saúde; Profissionais da Saúde. Abstract:This paper aims to be the result of the composition established in almost one year of work in a course focused on recepcionists and administrative staff of the public health system in a city of São Paulo. The course embraced as basic prerogative of its pedagogical methodology the professionals participation and protagonism in the development of the educational process. Various subjects were discussed during the course, including health care networks, wich is the main theme of this paper. Thus, we present the the narratives gathered through reports in order to discuss the development of the educatinal process related with network subjetc and scientific literature. The conclusion is that the process reinforced the creation of a open space to speech and listening, promoting the analisis of the working process troughout horizontal relationships, achieving learning in act.Key words: Public health system; health care networks; education of health; health professionals. |
id |
UFF-17_2800c09d6b450f3ebee5f3ade009aef8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.uff.br:article/94 |
network_acronym_str |
UFF-17 |
network_name_str |
Diversitates |
repository_id_str |
|
spelling |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education ExperienceResumo:Este artigo se pretende uma tessitura da composição estabelecida em cerca de um ano de atividades em um curso de qualificação voltado às recepcionistas e oficiais administrativas da área da saúde de um município no estado de São Paulo. O curso adotou como pressuposto de sua metodologia pedagógica a participação e o protagonismo das profissionais em seu desenvolvimento. Diversos temas foram debatidos ao longo do curso, incluindo Redes em Saúde, um dos eixos centrais deste artigo. Assim, apresentam-se as narrativas colhidas através de relatórios a fim de ilustrar como se deu o processo formativo em relação ao tema e dialogar com a literatura científica. Conclui-se que o processo valorizou o exercício de criação de espaços nos quais a fala e a escuta circulavam e promoviam a análise dos processos de trabalho através de relações horizontais, propiciando o aprendizado em ato.Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Redes de Saúde; Educação em Saúde; Profissionais da Saúde. Abstract:This paper aims to be the result of the composition established in almost one year of work in a course focused on recepcionists and administrative staff of the public health system in a city of São Paulo. The course embraced as basic prerogative of its pedagogical methodology the professionals participation and protagonism in the development of the educational process. Various subjects were discussed during the course, including health care networks, wich is the main theme of this paper. Thus, we present the the narratives gathered through reports in order to discuss the development of the educatinal process related with network subjetc and scientific literature. The conclusion is that the process reinforced the creation of a open space to speech and listening, promoting the analisis of the working process troughout horizontal relationships, achieving learning in act.Key words: Public health system; health care networks; education of health; health professionals.Universidade Federal FluminenseConceição, Hevelyn Rosa Machert daPaes, Marina Ramos da RochaBianchi, Pamela CristinaLopes, Tarsila Teixeira Vilhena2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/94DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol. 07, N. 1 (Janeiro/Junho), 2015)1984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/94/72info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-11T20:48:45ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience |
title |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience |
spellingShingle |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience Conceição, Hevelyn Rosa Machert da |
title_short |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience |
title_full |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience |
title_fullStr |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience |
title_full_unstemmed |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience |
title_sort |
Redes, Trabalho e Educação em Saúde: Uma Experiência de Formação // Networks, Work and Health Education: An Education Experience |
author |
Conceição, Hevelyn Rosa Machert da |
author_facet |
Conceição, Hevelyn Rosa Machert da Paes, Marina Ramos da Rocha Bianchi, Pamela Cristina Lopes, Tarsila Teixeira Vilhena |
author_role |
author |
author2 |
Paes, Marina Ramos da Rocha Bianchi, Pamela Cristina Lopes, Tarsila Teixeira Vilhena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Hevelyn Rosa Machert da Paes, Marina Ramos da Rocha Bianchi, Pamela Cristina Lopes, Tarsila Teixeira Vilhena |
description |
Resumo:Este artigo se pretende uma tessitura da composição estabelecida em cerca de um ano de atividades em um curso de qualificação voltado às recepcionistas e oficiais administrativas da área da saúde de um município no estado de São Paulo. O curso adotou como pressuposto de sua metodologia pedagógica a participação e o protagonismo das profissionais em seu desenvolvimento. Diversos temas foram debatidos ao longo do curso, incluindo Redes em Saúde, um dos eixos centrais deste artigo. Assim, apresentam-se as narrativas colhidas através de relatórios a fim de ilustrar como se deu o processo formativo em relação ao tema e dialogar com a literatura científica. Conclui-se que o processo valorizou o exercício de criação de espaços nos quais a fala e a escuta circulavam e promoviam a análise dos processos de trabalho através de relações horizontais, propiciando o aprendizado em ato.Palavras-chave: Sistema Único de Saúde; Redes de Saúde; Educação em Saúde; Profissionais da Saúde. Abstract:This paper aims to be the result of the composition established in almost one year of work in a course focused on recepcionists and administrative staff of the public health system in a city of São Paulo. The course embraced as basic prerogative of its pedagogical methodology the professionals participation and protagonism in the development of the educational process. Various subjects were discussed during the course, including health care networks, wich is the main theme of this paper. Thus, we present the the narratives gathered through reports in order to discuss the development of the educatinal process related with network subjetc and scientific literature. The conclusion is that the process reinforced the creation of a open space to speech and listening, promoting the analisis of the working process troughout horizontal relationships, achieving learning in act.Key words: Public health system; health care networks; education of health; health professionals. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/94 |
url |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/94/72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol. 07, N. 1 (Janeiro/Junho), 2015) 1984-5073 reponame:Diversitates instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Diversitates |
collection |
Diversitates |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797067670550478848 |