A sensibilidade na medicina - um trajeto do exame à escuta, pela mão da medicina narrativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Munira Aiex
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Ana Ribeiro, Cruvinel, Agnes, Müller, Manuela Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/403
Resumo: A formação médica esteve centrada nas disciplinas técnico-científicas, privilegiando o raciocínio científico e as intervenções clínico-cirúrgicas. Ainda que as inovações curriculares denotem a necessidade de reformulação deste modelo, reorientando-o para uma formação mais generalista e humanista, perpetua-se um ensino pautado pelas tecnologias duras. O desenvolvimento das aptidões propedêuticas pouco valoriza o despertar da sensibilidade para aspectos subjetivos e relacionais. Este trabalho pretende evidenciar a importância da sensibilidade na formação médica pela inclusão da competência narrativa nos currículos médicos. Argumentamos que o cuidado integral, ampliado, se constrói pela integração da sensibilidade para os elementos biológicos, subjetivos e relacionais do processo saúde-doença-busca de cuidado, num enredo que dá sentido à experiência do adoecimento. Quanto melhor os clínicos souberem ouvir, absorver e interpretar os relatos que lhes trazem, melhor poderão estabelecer uma conexão que promova a mudança, cumprindo o cuidado. 
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