Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/234 |
Resumo: | A hospitalização é uma experiência difícil, especialmente para crianças e adolescentes. Evidências sugerem que a narração e leitura de histórias podem atuar como recurso terapêutico complementar, que contribui para a melhor qualidade desse período. A experiência de cinco anos do Projeto de Extensão “Asas de Papel”, na enfermaria de pediatria do hospital da Universidade Federal Fluminense, mostra a contribuição dessas atividades para a redução da ansiedade e tristeza de crianças e adolescentes e incentivo à sua criatividade, capacidade de expressão e interação. Observa-se, ainda, o estímulo para que os adultos acompanhantes adquiram o hábito de contar histórias para as crianças. Para os estudantes de graduação participantes, foi relatado alívio do estresse, frequente na vida acadêmica e contribuição para o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais, importantes para futuros profissionais de saúde e para todos os que lidam com públicos diversos. |
id |
UFF-17_519a686ba614eb8e9988ee26ecdc0e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.uff.br:article/234 |
network_acronym_str |
UFF-17 |
network_name_str |
Diversitates |
repository_id_str |
|
spelling |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital UniversitárioA hospitalização é uma experiência difícil, especialmente para crianças e adolescentes. Evidências sugerem que a narração e leitura de histórias podem atuar como recurso terapêutico complementar, que contribui para a melhor qualidade desse período. A experiência de cinco anos do Projeto de Extensão “Asas de Papel”, na enfermaria de pediatria do hospital da Universidade Federal Fluminense, mostra a contribuição dessas atividades para a redução da ansiedade e tristeza de crianças e adolescentes e incentivo à sua criatividade, capacidade de expressão e interação. Observa-se, ainda, o estímulo para que os adultos acompanhantes adquiram o hábito de contar histórias para as crianças. Para os estudantes de graduação participantes, foi relatado alívio do estresse, frequente na vida acadêmica e contribuição para o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais, importantes para futuros profissionais de saúde e para todos os que lidam com públicos diversos.Universidade Federal FluminenseShiroma, Maria EstelaClaro, Lenita Barreto Lorena2018-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/23410.53357/ILAX3351DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 9, N 3 (Setembro/Dezembro), 2017; 111-1251984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/234/133info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-05T21:38:47ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário |
title |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário |
spellingShingle |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário Shiroma, Maria Estela |
title_short |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário |
title_full |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário |
title_fullStr |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário |
title_full_unstemmed |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário |
title_sort |
Paper Wings - A Storytelling Experience for Children at a University Hospital - Asas de Papel: uma experiência com narração de histórias para crianças em um Hospital Universitário |
author |
Shiroma, Maria Estela |
author_facet |
Shiroma, Maria Estela Claro, Lenita Barreto Lorena |
author_role |
author |
author2 |
Claro, Lenita Barreto Lorena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shiroma, Maria Estela Claro, Lenita Barreto Lorena |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A hospitalização é uma experiência difícil, especialmente para crianças e adolescentes. Evidências sugerem que a narração e leitura de histórias podem atuar como recurso terapêutico complementar, que contribui para a melhor qualidade desse período. A experiência de cinco anos do Projeto de Extensão “Asas de Papel”, na enfermaria de pediatria do hospital da Universidade Federal Fluminense, mostra a contribuição dessas atividades para a redução da ansiedade e tristeza de crianças e adolescentes e incentivo à sua criatividade, capacidade de expressão e interação. Observa-se, ainda, o estímulo para que os adultos acompanhantes adquiram o hábito de contar histórias para as crianças. Para os estudantes de graduação participantes, foi relatado alívio do estresse, frequente na vida acadêmica e contribuição para o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais, importantes para futuros profissionais de saúde e para todos os que lidam com públicos diversos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/234 10.53357/ILAX3351 |
url |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/234 |
identifier_str_mv |
10.53357/ILAX3351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/234/133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 9, N 3 (Setembro/Dezembro), 2017; 111-125 1984-5073 reponame:Diversitates instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Diversitates |
collection |
Diversitates |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820586015916032 |