A potência do encontro como dispositivo de formação médica: reflexões a partir da experiência em um projeto de pesquisa e extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, João André Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/70
Resumo: Resumo:Este artigo objetiva refletir sobre a formação médica a partir da experiência em um Projeto de extensão universitária em uma população remanescente de Quilombo. Utilizaram-se registros das afecções produzidas pela experiência e relatos de dois estudantes através de entrevistas semiestruturadas. Tomando-se como disparador os encontros na graduação, aponta-se a insuficiência da diversificação dos campos de prática e da inserção dos estudantes nos mesmos desde o início da graduação como estratégias de transformação dos currículos. O Projeto foi um dispositivo analisador da formação médica, levando-nos a pensá-la como uma cartografia produzida em ato e micropoliticamente por cada estudante a partir dos encontros singulares e experiências que acontecem na graduação. Valorizar os encontros e as afecções que os mesmos produzem, em especial com os usuários e suas formas de existir, recolhendo as experiências singulares produzidas nesse processo, é necessário para a construção de outra perspectiva e agenda de transformação da formação médica.Palavras-chave: Educação de Graduação em Medicina; Currículo; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Serviços de Integração Docente-Assistencia Abstract:This article aims to reflect on medical education from experience in a research and extension in a remaining Quilombo community. We used records of complaints and reports produced by the experience of two students through interviews after the completion of the project. Taking as a trigger encounters at graduation pointing to insufficient diversification of fields of practice and the integration of students in the same since the beginning of the course as a strategy for transforming the curriculum. The project was an analyzer device of medical training, leading us to think of it as a map produced in act and micropoliticamente per student from the singular encounters and experiences that happen during the graduation. Valuing meetings and affections that they produce, especially with users and their ways of being, and gather unique experiences produced in this process is required for the construction of another perspective of medical training.Key Words: Education, Medical, Undergraduate; Curriculum; Health Knowledge, Attitudes, Practice Teaching Care Integration Services.
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