Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392 |
Resumo: | Medicina Narrativa é uma metodologia que dá centralidade à experiência do paciente e contribui para o desenvolvimento de competências clínicas centradas na pessoa. Tal aprendizado requer capacitação discente e docente. Relata-se a experiência de uma oficina, cujo propósito foi apresentar esta abordagem a docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os passos da oficina, com 19 participantes, estão descritos. O texto The Patient Examines The Doctor, de Broyard, foi usado como disparador. A ferramenta – Medicina Narrativa - desconhecida pela maioria dos participantes, gerou debate sobre a necessidade de articular o ensino dos aspectos biológicos da doença aos aspectos subjetivos, culturais e sociais da experiência do adoecer, promoveu momentos de autoconhecimento e comunhão entre os docentes e evidenciou a relevância do uso de metodologias ativas e reflexivas no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFF-17_a463375c65fe7c48a6f3053a9c25f708 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.uff.br:article/392 |
network_acronym_str |
UFF-17 |
network_name_str |
Diversitates |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJCiências da Saúde; Educação Médica; Métodos de Ensino; Medicina Narrativa; DocentesMedicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de MedicinaMedicina Narrativa é uma metodologia que dá centralidade à experiência do paciente e contribui para o desenvolvimento de competências clínicas centradas na pessoa. Tal aprendizado requer capacitação discente e docente. Relata-se a experiência de uma oficina, cujo propósito foi apresentar esta abordagem a docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os passos da oficina, com 19 participantes, estão descritos. O texto The Patient Examines The Doctor, de Broyard, foi usado como disparador. A ferramenta – Medicina Narrativa - desconhecida pela maioria dos participantes, gerou debate sobre a necessidade de articular o ensino dos aspectos biológicos da doença aos aspectos subjetivos, culturais e sociais da experiência do adoecer, promoveu momentos de autoconhecimento e comunhão entre os docentes e evidenciou a relevância do uso de metodologias ativas e reflexivas no processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal FluminenseAmendoeira, Maria Cristina ReisFerreira, Ana LuciaAzevedo, Lúcia Maria SoaresLeal, Erotildes Maria2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/39210.53357/GPAF2725DIVERSITATES International Journal; v. 13, n. 3 (2021): Diversitates, Vol. 13, N. 3 - Medicina Narrativa (2021)1984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392/Reflex%C3%B5es%20sobre%20Oficina%20em%20Medicina%20NarrativaDireitos autorais 2021 Maria Cristina Reis Amendoeira, Ana Lucia Ferreira, Lúcia Maria Soares Azevedo, Erotildes Maria Lealhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-09T14:33:05Zoai:ojs.uff.br:article/392Revistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUBhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/oaidiversitatesij@gmail.com||1984-50731984-5073opendoar:2022-02-09T14:33:05Diversitates - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ |
title |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ |
spellingShingle |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ Amendoeira, Maria Cristina Reis Ciências da Saúde; Educação Médica; Métodos de Ensino; Medicina Narrativa; Docentes Medicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de Medicina |
title_short |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ |
title_full |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ |
title_fullStr |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ |
title_sort |
Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ |
author |
Amendoeira, Maria Cristina Reis |
author_facet |
Amendoeira, Maria Cristina Reis Ferreira, Ana Lucia Azevedo, Lúcia Maria Soares Leal, Erotildes Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ana Lucia Azevedo, Lúcia Maria Soares Leal, Erotildes Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amendoeira, Maria Cristina Reis Ferreira, Ana Lucia Azevedo, Lúcia Maria Soares Leal, Erotildes Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde; Educação Médica; Métodos de Ensino; Medicina Narrativa; Docentes Medicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de Medicina |
topic |
Ciências da Saúde; Educação Médica; Métodos de Ensino; Medicina Narrativa; Docentes Medicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de Medicina |
description |
Medicina Narrativa é uma metodologia que dá centralidade à experiência do paciente e contribui para o desenvolvimento de competências clínicas centradas na pessoa. Tal aprendizado requer capacitação discente e docente. Relata-se a experiência de uma oficina, cujo propósito foi apresentar esta abordagem a docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os passos da oficina, com 19 participantes, estão descritos. O texto The Patient Examines The Doctor, de Broyard, foi usado como disparador. A ferramenta – Medicina Narrativa - desconhecida pela maioria dos participantes, gerou debate sobre a necessidade de articular o ensino dos aspectos biológicos da doença aos aspectos subjetivos, culturais e sociais da experiência do adoecer, promoveu momentos de autoconhecimento e comunhão entre os docentes e evidenciou a relevância do uso de metodologias ativas e reflexivas no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392 10.53357/GPAF2725 |
url |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392 |
identifier_str_mv |
10.53357/GPAF2725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392/Reflex%C3%B5es%20sobre%20Oficina%20em%20Medicina%20Narrativa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
DIVERSITATES International Journal; v. 13, n. 3 (2021): Diversitates, Vol. 13, N. 3 - Medicina Narrativa (2021) 1984-5073 reponame:Diversitates instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Diversitates |
collection |
Diversitates |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitates - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
diversitatesij@gmail.com|| |
_version_ |
1797067670497001472 |