O modelo Capes de avaliação: antecedentes e consequências éticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/124 |
Resumo: | A avaliação constitui um processo importante para os programas de pós-graduação em nosso país, já que é através dela que elevamos a qualidade de nossa produção científica. O objetivo deste artigo é apresentar os critérios do modelo Capes de avaliação, os fatores históricos, bem como as consequências éticas para a comunicação científica, através de uma revisão crítica da literatura. O roteiro de avaliação dos programas inclui proposta do programa, corpo docente e discente, teses e dissertações, inserção social e produção intelectual. Esta é avaliada com base em medidas quantitativas dos periódicos científicos através de indicadores como o fator de impacto e índice h. O modelo Capes de avaliação ancorado no produtivismo de pressão por publicação tem sofrido inúmeras críticas por induzir a precarização do professor e diversas conseqüências para a integridade científica como plágio e manipulação de dados. |
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