O modelo Capes de avaliação: antecedentes e consequências éticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Filho, Douglas Leonardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Maria Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/124
Resumo: A avaliação constitui um processo importante para os programas de pós-graduação em nosso país, já que é através dela que elevamos a qualidade de nossa produção científica. O objetivo deste artigo é apresentar os critérios do modelo Capes de avaliação, os fatores históricos, bem como as consequências éticas para a comunicação científica, através de uma revisão crítica da literatura. O roteiro de avaliação dos programas inclui proposta do programa, corpo docente e discente, teses e dissertações, inserção social e produção intelectual. Esta é avaliada com base em medidas quantitativas dos periódicos científicos através de indicadores como o fator de impacto e índice h. O modelo Capes de avaliação ancorado no produtivismo de pressão por publicação tem sofrido inúmeras críticas por induzir a precarização do professor e diversas conseqüências para a integridade científica como plágio e manipulação de dados.
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