A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farsura de Oliveira, Márcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos Cota, Luiz Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/244
Resumo: O presente trabalho apresenta a análise do modelo de educação em saúde a partir palestras realizadas na sala de espera da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sette de Barros I, na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais, pelos acadêmicos de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). O método de ensino utilizado tem por base a prática educativa sugerida por Paulo Freire e o conceito educação popular em saúde, sendo que os resultados mostram uma ideia inspiradora, que colabora com a promoção da saúde, uma vez que os sujeitos cognoscentes têm a chance de tomar consciência de si e de identificar a aquisição de habilidades na procura de uma condição saudável nos aspectos coletivos, físicos e mentais.
id UFF-17_f03a294821db2670799aa62150fd5878
oai_identifier_str oai:ojs.uff.br:article/244
network_acronym_str UFF-17
network_name_str Diversitates
repository_id_str
spelling A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúdeO presente trabalho apresenta a análise do modelo de educação em saúde a partir palestras realizadas na sala de espera da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sette de Barros I, na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais, pelos acadêmicos de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). O método de ensino utilizado tem por base a prática educativa sugerida por Paulo Freire e o conceito educação popular em saúde, sendo que os resultados mostram uma ideia inspiradora, que colabora com a promoção da saúde, uma vez que os sujeitos cognoscentes têm a chance de tomar consciência de si e de identificar a aquisição de habilidades na procura de uma condição saudável nos aspectos coletivos, físicos e mentais.Universidade Federal FluminenseFarsura de Oliveira, MárciaSantos Cota, Luiz Gustavo2018-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/24410.53357/AZYO4284DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 10, N 1 (Janeiro/Abril), 2018; 46-581984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/244/137Direitos autorais 2018 DIVERSITATES International Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-08T12:49:18Zoai:ojs.uff.br:article/244Revistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUBhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/oaidiversitatesij@gmail.com||1984-50731984-5073opendoar:2022-02-08T12:49:18Diversitates - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde
title A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde
spellingShingle A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde
Farsura de Oliveira, Márcia
title_short A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde
title_full A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde
title_fullStr A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde
title_full_unstemmed A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde
title_sort A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde
author Farsura de Oliveira, Márcia
author_facet Farsura de Oliveira, Márcia
Santos Cota, Luiz Gustavo
author_role author
author2 Santos Cota, Luiz Gustavo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Farsura de Oliveira, Márcia
Santos Cota, Luiz Gustavo
dc.subject.none.fl_str_mv

description O presente trabalho apresenta a análise do modelo de educação em saúde a partir palestras realizadas na sala de espera da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sette de Barros I, na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais, pelos acadêmicos de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). O método de ensino utilizado tem por base a prática educativa sugerida por Paulo Freire e o conceito educação popular em saúde, sendo que os resultados mostram uma ideia inspiradora, que colabora com a promoção da saúde, uma vez que os sujeitos cognoscentes têm a chance de tomar consciência de si e de identificar a aquisição de habilidades na procura de uma condição saudável nos aspectos coletivos, físicos e mentais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/244
10.53357/AZYO4284
url http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/244
identifier_str_mv 10.53357/AZYO4284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/244/137
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 DIVERSITATES International Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 DIVERSITATES International Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 10, N 1 (Janeiro/Abril), 2018; 46-58
1984-5073
reponame:Diversitates
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Diversitates
collection Diversitates
repository.name.fl_str_mv Diversitates - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv diversitatesij@gmail.com||
_version_ 1797067670503292928