POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanatto, Rafael Morato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antropolítica (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41907
Resumo: Este trabalho discute alguns aspectos do consumo de drogas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em perspectiva comparada com a cidade de San Francisco, EUA. De modo geral, o objetivo é observar como diferentes discursos sobre as drogas se relacionam entre si. Para construir o problema de pesquisa, esses múltiplos discursos foram simplificados. Dois diferentes tipos de conhecimentos sobre as drogas surgem com base nos contextos em que foram produzidos: de um lado, o conhecimento produzido através da experiência; e, de outro lado, o conhecimento produzido sobre a experiência. O primeiro tipo está relacionado ao conhecimento que todo consumidor de drogas tem que aprender, por exemplo, para conseguir as drogas, para identificar locais de compra, controlar a dose, e como reconhecer diferentes tipos e qualidades de drogas. O segundo tipo de conhecimento está relacionado ao conhecimento que é produzido, por exemplo, por médicos que tentam entender os efeitos das drogas no corpo humano, ou psicólogos que tentam descrever o comportamento dos consumidores, ou por policiais e políticos que tentam controlá-los. O interesse é observar como esses dois diferentes tipos de conhecimento coexistem e como eles se relacionam. Para discutir essa questão, o trabalho de campo foi focado em lugares que favoreciam o encontro desses dois tipos de conhecimento: em programas judiciais e serviços de saúde dirigidos aos consumidores de drogas. 
id UFF-18_f07e050140c4b1719fd0aa55a7afe518
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41907
network_acronym_str UFF-18
network_name_str Antropolítica (Online)
repository_id_str
spelling POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.Ciências SociaisAntropologiaEtnografiaDrogas-ConsumoEste trabalho discute alguns aspectos do consumo de drogas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em perspectiva comparada com a cidade de San Francisco, EUA. De modo geral, o objetivo é observar como diferentes discursos sobre as drogas se relacionam entre si. Para construir o problema de pesquisa, esses múltiplos discursos foram simplificados. Dois diferentes tipos de conhecimentos sobre as drogas surgem com base nos contextos em que foram produzidos: de um lado, o conhecimento produzido através da experiência; e, de outro lado, o conhecimento produzido sobre a experiência. O primeiro tipo está relacionado ao conhecimento que todo consumidor de drogas tem que aprender, por exemplo, para conseguir as drogas, para identificar locais de compra, controlar a dose, e como reconhecer diferentes tipos e qualidades de drogas. O segundo tipo de conhecimento está relacionado ao conhecimento que é produzido, por exemplo, por médicos que tentam entender os efeitos das drogas no corpo humano, ou psicólogos que tentam descrever o comportamento dos consumidores, ou por policiais e políticos que tentam controlá-los. O interesse é observar como esses dois diferentes tipos de conhecimento coexistem e como eles se relacionam. Para discutir essa questão, o trabalho de campo foi focado em lugares que favoreciam o encontro desses dois tipos de conhecimento: em programas judiciais e serviços de saúde dirigidos aos consumidores de drogas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense2019-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/4190710.22409/antropolitica2018.0i44.a41907Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 44 (2018)2179-73311414-737810.22409/antropolitica2018.0i44reponame:Antropolítica (Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41907/Policarpo%2C%20Frederico.%20O%20CONSUMO%20DE%20DROGAS%20E%20SEUS%20CONTROLES%20UMA%20PERSPECTIVA%20COMPARADA%20ENTRE%20AS%20CIDADES%20DO%20RIO%20DE%20JANEIRO%2C%20BR.https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41907/31075Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanatto, Rafael Morato2019-04-02T16:40:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41907Revistahttp://www.revistas.uff.br/index.php/antropoliticaPUBhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/oaiperiodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com2179-73312179-7331opendoar:2019-04-02T16:40:37Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.
title POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.
spellingShingle POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.
Zanatto, Rafael Morato
Ciências Sociais
Antropologia
Etnografia
Drogas-Consumo
title_short POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.
title_full POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.
title_fullStr POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.
title_full_unstemmed POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.
title_sort POLICARPO, Frederico. O consumo de drogas e seus controles: uma perspectiva comparada entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasil, e de San Francisco, EUA.
author Zanatto, Rafael Morato
author_facet Zanatto, Rafael Morato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanatto, Rafael Morato
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Antropologia
Etnografia
Drogas-Consumo
topic Ciências Sociais
Antropologia
Etnografia
Drogas-Consumo
description Este trabalho discute alguns aspectos do consumo de drogas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, em perspectiva comparada com a cidade de San Francisco, EUA. De modo geral, o objetivo é observar como diferentes discursos sobre as drogas se relacionam entre si. Para construir o problema de pesquisa, esses múltiplos discursos foram simplificados. Dois diferentes tipos de conhecimentos sobre as drogas surgem com base nos contextos em que foram produzidos: de um lado, o conhecimento produzido através da experiência; e, de outro lado, o conhecimento produzido sobre a experiência. O primeiro tipo está relacionado ao conhecimento que todo consumidor de drogas tem que aprender, por exemplo, para conseguir as drogas, para identificar locais de compra, controlar a dose, e como reconhecer diferentes tipos e qualidades de drogas. O segundo tipo de conhecimento está relacionado ao conhecimento que é produzido, por exemplo, por médicos que tentam entender os efeitos das drogas no corpo humano, ou psicólogos que tentam descrever o comportamento dos consumidores, ou por policiais e políticos que tentam controlá-los. O interesse é observar como esses dois diferentes tipos de conhecimento coexistem e como eles se relacionam. Para discutir essa questão, o trabalho de campo foi focado em lugares que favoreciam o encontro desses dois tipos de conhecimento: em programas judiciais e serviços de saúde dirigidos aos consumidores de drogas. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41907
10.22409/antropolitica2018.0i44.a41907
url https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41907
identifier_str_mv 10.22409/antropolitica2018.0i44.a41907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41907/Policarpo%2C%20Frederico.%20O%20CONSUMO%20DE%20DROGAS%20E%20SEUS%20CONTROLES%20UMA%20PERSPECTIVA%20COMPARADA%20ENTRE%20AS%20CIDADES%20DO%20RIO%20DE%20JANEIRO%2C%20BR.
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41907/31075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 44 (2018)
2179-7331
1414-7378
10.22409/antropolitica2018.0i44
reponame:Antropolítica (Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Antropolítica (Online)
collection Antropolítica (Online)
repository.name.fl_str_mv Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com
_version_ 1797068794114342912