CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, José
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9741
Resumo: O filme de Jean Rouch e Edgar Morin, Chronique d’un Été, realizado no início dos anos de 1960, coloca uma série de questões no campo da antropologia, da sociologia e do cinema. Em primeiro lugar constitui um trabalho de referência da passagem da etnografia dos povos longínquos e culturas exóticas para a etnografia do quotidiano juvenil urbano. Dá continuidade ao Cinema Vérité de Dziga Vertov quer no referente à atualização da metodologia decorrente da transformação tecnológica – som direto e síncrono, quer em relação à temática – a cidade e o cinema são os temas centrais. Chronique d’un Été, um filme de palavras, constitui-se como inquérito sociológico ou sócio antropológico, levantando toda uma séria de problemas epistemológicos decorrentes da transposição para a plano da realização cinematográfica de questões fundamentais que continuam em debate na sociologia contemporânea como o valor metodológico das entrevistas, das entrevistas clínicas não diretivas ou semi-diretivas como meio de acesso ao conhecimento da realidade humana. A reflexividade constitui um terceiro ponto que marca este filme dando continuidade ao cinema verdade, como é denominado por Edgar Morin. Propomo-nos analisar, no filme referido e no material filmado que não fez parte da versão final, os procedimentos de realização e montagem e a influência da obra de Jean Rouch no cinema e na antropologia visual e prestar atenção às principais marcas da passagem de Homem da Câmara de Filmar ao filme de Rouch e Morin. Este trabalho resulta de anteriores publicações e da pesquisa realizada no Grupo de Investigação Media e Mediações Culturais do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal.
id UFF-19_0270dabe1165b4cad8c75b058ddd8a0f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9741
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉO filme de Jean Rouch e Edgar Morin, Chronique d’un Été, realizado no início dos anos de 1960, coloca uma série de questões no campo da antropologia, da sociologia e do cinema. Em primeiro lugar constitui um trabalho de referência da passagem da etnografia dos povos longínquos e culturas exóticas para a etnografia do quotidiano juvenil urbano. Dá continuidade ao Cinema Vérité de Dziga Vertov quer no referente à atualização da metodologia decorrente da transformação tecnológica – som direto e síncrono, quer em relação à temática – a cidade e o cinema são os temas centrais. Chronique d’un Été, um filme de palavras, constitui-se como inquérito sociológico ou sócio antropológico, levantando toda uma séria de problemas epistemológicos decorrentes da transposição para a plano da realização cinematográfica de questões fundamentais que continuam em debate na sociologia contemporânea como o valor metodológico das entrevistas, das entrevistas clínicas não diretivas ou semi-diretivas como meio de acesso ao conhecimento da realidade humana. A reflexividade constitui um terceiro ponto que marca este filme dando continuidade ao cinema verdade, como é denominado por Edgar Morin. Propomo-nos analisar, no filme referido e no material filmado que não fez parte da versão final, os procedimentos de realização e montagem e a influência da obra de Jean Rouch no cinema e na antropologia visual e prestar atenção às principais marcas da passagem de Homem da Câmara de Filmar ao filme de Rouch e Morin. Este trabalho resulta de anteriores publicações e da pesquisa realizada no Grupo de Investigação Media e Mediações Culturais do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal.ABEC2015-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/974110.22409/ppgmc.v6i6.9741Revista Mídia e Cotidiano; v. 6 n. 6 (2015): Revista Mídia e Cotidiano; 105-1302178-602X10.22409/ppgmc.v6i6reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9741/6869Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRIBEIRO, José2018-06-28T14:47:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9741Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T14:47:57Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ
title CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ
spellingShingle CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ
RIBEIRO, José
title_short CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ
title_full CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ
title_fullStr CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ
title_full_unstemmed CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ
title_sort CRÔNICA DO QUOTIDIANO JUVENIL URBANO EM CHRONIQUE D’UN ÉTÉ
author RIBEIRO, José
author_facet RIBEIRO, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, José
description O filme de Jean Rouch e Edgar Morin, Chronique d’un Été, realizado no início dos anos de 1960, coloca uma série de questões no campo da antropologia, da sociologia e do cinema. Em primeiro lugar constitui um trabalho de referência da passagem da etnografia dos povos longínquos e culturas exóticas para a etnografia do quotidiano juvenil urbano. Dá continuidade ao Cinema Vérité de Dziga Vertov quer no referente à atualização da metodologia decorrente da transformação tecnológica – som direto e síncrono, quer em relação à temática – a cidade e o cinema são os temas centrais. Chronique d’un Été, um filme de palavras, constitui-se como inquérito sociológico ou sócio antropológico, levantando toda uma séria de problemas epistemológicos decorrentes da transposição para a plano da realização cinematográfica de questões fundamentais que continuam em debate na sociologia contemporânea como o valor metodológico das entrevistas, das entrevistas clínicas não diretivas ou semi-diretivas como meio de acesso ao conhecimento da realidade humana. A reflexividade constitui um terceiro ponto que marca este filme dando continuidade ao cinema verdade, como é denominado por Edgar Morin. Propomo-nos analisar, no filme referido e no material filmado que não fez parte da versão final, os procedimentos de realização e montagem e a influência da obra de Jean Rouch no cinema e na antropologia visual e prestar atenção às principais marcas da passagem de Homem da Câmara de Filmar ao filme de Rouch e Morin. Este trabalho resulta de anteriores publicações e da pesquisa realizada no Grupo de Investigação Media e Mediações Culturais do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9741
10.22409/ppgmc.v6i6.9741
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9741
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v6i6.9741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9741/6869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 6 n. 6 (2015): Revista Mídia e Cotidiano; 105-130
2178-602X
10.22409/ppgmc.v6i6
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444564975616