Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38091 |
Resumo: | Este artigo discute o conceito de educação midiática à luz dos problemas trazidos pela disseminação de conteúdos falsos no ambiente digital. Além disso, apresenta um histórico da educação midiática nos Estados Unidos e um mapeamento de ações no Brasil, e apresenta achados de uma pesquisa realizada com professores/as de educação básica. Conclui-se que a preocupação em relação à educação midiática para notícias precisa ser apoiada pela comunidade escolar, sob pena de as futuras gerações viverem em uma sociedade em que as ciências como conhecimento compartilhado sejam desacreditadas, bem como a própria escola como instância em que este conhecimento é ensinado. |
id |
UFF-19_15be3ddc8066c5ee9f66d38e633105bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38091 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educaçãoDesinformaçãofake newseducação midiáticanews literacy.Este artigo discute o conceito de educação midiática à luz dos problemas trazidos pela disseminação de conteúdos falsos no ambiente digital. Além disso, apresenta um histórico da educação midiática nos Estados Unidos e um mapeamento de ações no Brasil, e apresenta achados de uma pesquisa realizada com professores/as de educação básica. Conclui-se que a preocupação em relação à educação midiática para notícias precisa ser apoiada pela comunidade escolar, sob pena de as futuras gerações viverem em uma sociedade em que as ciências como conhecimento compartilhado sejam desacreditadas, bem como a própria escola como instância em que este conhecimento é ensinado.ABEC2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3809110.22409/rmc.v13i3.38091Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 62-822178-602X10.22409/rmc.v13i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38091/22336Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, MônicaMelo, Luísa2019-12-05T23:50:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38091Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-12-05T23:50:18Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação |
title |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação |
spellingShingle |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação Chaves, Mônica Desinformação fake news educação midiática news literacy. |
title_short |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação |
title_full |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação |
title_fullStr |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação |
title_full_unstemmed |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação |
title_sort |
Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação |
author |
Chaves, Mônica |
author_facet |
Chaves, Mônica Melo, Luísa |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Luísa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Mônica Melo, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desinformação fake news educação midiática news literacy. |
topic |
Desinformação fake news educação midiática news literacy. |
description |
Este artigo discute o conceito de educação midiática à luz dos problemas trazidos pela disseminação de conteúdos falsos no ambiente digital. Além disso, apresenta um histórico da educação midiática nos Estados Unidos e um mapeamento de ações no Brasil, e apresenta achados de uma pesquisa realizada com professores/as de educação básica. Conclui-se que a preocupação em relação à educação midiática para notícias precisa ser apoiada pela comunidade escolar, sob pena de as futuras gerações viverem em uma sociedade em que as ciências como conhecimento compartilhado sejam desacreditadas, bem como a própria escola como instância em que este conhecimento é ensinado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38091 10.22409/rmc.v13i3.38091 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38091 |
identifier_str_mv |
10.22409/rmc.v13i3.38091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38091/22336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 62-82 2178-602X 10.22409/rmc.v13i3 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445941755904 |