Halbwachs no Hollodeck: Jogos Eletrônicos e Memória Coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Helyom Viana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9794
Resumo: Este trabalho discute alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo era investigar se experiência lúdica dos jogos eletrônicos pode atuar como um suporte para memória coletiva e para produção e no compartilhamento de representações, de imagens e de um imaginário sobre o passado. Trata-se também de uma discussão sobre memória coletiva, multimodalidade e jogos eletrônicos, centrada na análise do jogo Assassin’s Creed II.  Os dados foram coletados com o recurso à um micro etnografia do game play. Ao longo do texto, demonstro como estudos sobre jogos como Call of Duty ,  Medal of Honor sugerem que alguns videogames podem assumir inúmeras funções mnemônicas como como simulação, celebração,  narrativa, produção de monumentos, vivência do luto,  rememoração e  patrimonialização. Os recursos multimodais presentes em jogos eletrônicos como Assassin’s Creed II podem ampliar as possibilidades de compartilhamento da memória coletiva.
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