Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acker, Ana Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10056
Resumo: O artigo discute as origens da câmera subjetiva diegética no cinema de horror found footage a partir do pressuposto de que tal estratégia narrativa possui relações com a câmera subjetiva do slasher, subgênero que gerou polêmica nas décadas de 1970 e 1980. O texto problematiza o uso da câmera subjetiva e a transformação em diegética nos anos 2000, tendo como foco as características de nossos modos de olhar nas produções de horror contemporâneas. Pontuamos algumas mudanças no consumo do filme de horror após a metade do século passado e as relacionamos com as análises de sequências de quatro produções: As Fitas de Poughkeepsie (2007), direção de John Erick Dowdle; [Rec] (2007), [Rec] 2 – possuídos (2009), ambos realizados por Jaume Balagueró e Paco Plaza; e um episódio de V/H/S/2 (2013), filme de Simon Barrett, Adam Wingard, Eduardo Sanchez, Gregg Hale, Timo Tjahjanto, Gareth Huw Evans e Jason Eisener.
id UFF-19_43848cf7d3b252c346a18afeb5647ce5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10056
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horrorCinema. Horror. Narrativa. Comunicação.O artigo discute as origens da câmera subjetiva diegética no cinema de horror found footage a partir do pressuposto de que tal estratégia narrativa possui relações com a câmera subjetiva do slasher, subgênero que gerou polêmica nas décadas de 1970 e 1980. O texto problematiza o uso da câmera subjetiva e a transformação em diegética nos anos 2000, tendo como foco as características de nossos modos de olhar nas produções de horror contemporâneas. Pontuamos algumas mudanças no consumo do filme de horror após a metade do século passado e as relacionamos com as análises de sequências de quatro produções: As Fitas de Poughkeepsie (2007), direção de John Erick Dowdle; [Rec] (2007), [Rec] 2 – possuídos (2009), ambos realizados por Jaume Balagueró e Paco Plaza; e um episódio de V/H/S/2 (2013), filme de Simon Barrett, Adam Wingard, Eduardo Sanchez, Gregg Hale, Timo Tjahjanto, Gareth Huw Evans e Jason Eisener.ABEC2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/1005610.22409/ppgmc.v12i2.10056Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 2 (2018): Entretenimento e vida cotidiana: narrativas e consumo; 97-1242178-602X10.22409/ppgmc.v12i2reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10056/8497Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAcker, Ana Maria2018-09-01T12:35:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10056Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-09-01T12:35:50Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror
title Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror
spellingShingle Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror
Acker, Ana Maria
Cinema. Horror. Narrativa. Comunicação.
title_short Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror
title_full Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror
title_fullStr Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror
title_full_unstemmed Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror
title_sort Do slasher ao found footage: as transformações do ponto de vista no cinema de horror
author Acker, Ana Maria
author_facet Acker, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acker, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema. Horror. Narrativa. Comunicação.
topic Cinema. Horror. Narrativa. Comunicação.
description O artigo discute as origens da câmera subjetiva diegética no cinema de horror found footage a partir do pressuposto de que tal estratégia narrativa possui relações com a câmera subjetiva do slasher, subgênero que gerou polêmica nas décadas de 1970 e 1980. O texto problematiza o uso da câmera subjetiva e a transformação em diegética nos anos 2000, tendo como foco as características de nossos modos de olhar nas produções de horror contemporâneas. Pontuamos algumas mudanças no consumo do filme de horror após a metade do século passado e as relacionamos com as análises de sequências de quatro produções: As Fitas de Poughkeepsie (2007), direção de John Erick Dowdle; [Rec] (2007), [Rec] 2 – possuídos (2009), ambos realizados por Jaume Balagueró e Paco Plaza; e um episódio de V/H/S/2 (2013), filme de Simon Barrett, Adam Wingard, Eduardo Sanchez, Gregg Hale, Timo Tjahjanto, Gareth Huw Evans e Jason Eisener.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10056
10.22409/ppgmc.v12i2.10056
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10056
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v12i2.10056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10056/8497
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 2 (2018): Entretenimento e vida cotidiana: narrativas e consumo; 97-124
2178-602X
10.22409/ppgmc.v12i2
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445289541632