Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção da Silva, João Djane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos Silva, Nilvania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067
Resumo: Nesse estudo, de cunho bibliográfico, propomos uma reflexão sobre a produção educativa com audiodocumentário mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O caráter social do formato radiofônico (informar, sensibilizar, educar e transformar) abre oportunidades para democratização do acesso à informação e, por consequência, viabilidades para seu uso enquanto estratégia educativa para o engajamento de grupos minoritários e/ou marginalizados. O enfoque no seu processo de produção, estrategicamente coerente com a metodologia da Educação pela Comunicação, torna possível a aplicação de projetos que explorem as características intrínsecas à natureza educadora da linguagem radiofônica, livre para ser cultivada em suas mais profundas dimensões estéticas e artísticas.
id UFF-19_444f5eb0ae261ff7103c138e285702bf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38067
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade socialAudiodocumentárioEducação pela ComunicaçãoTDICsEmpoderamentoNesse estudo, de cunho bibliográfico, propomos uma reflexão sobre a produção educativa com audiodocumentário mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O caráter social do formato radiofônico (informar, sensibilizar, educar e transformar) abre oportunidades para democratização do acesso à informação e, por consequência, viabilidades para seu uso enquanto estratégia educativa para o engajamento de grupos minoritários e/ou marginalizados. O enfoque no seu processo de produção, estrategicamente coerente com a metodologia da Educação pela Comunicação, torna possível a aplicação de projetos que explorem as características intrínsecas à natureza educadora da linguagem radiofônica, livre para ser cultivada em suas mais profundas dimensões estéticas e artísticas.ABEC2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3806710.22409/rmc.v13i3.38067Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 105-1202178-602X10.22409/rmc.v13i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067/22337Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssunção da Silva, João Djanedos Santos Silva, Nilvania2019-12-05T23:50:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38067Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-12-05T23:50:18Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
title Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
spellingShingle Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
Assunção da Silva, João Djane
Audiodocumentário
Educação pela Comunicação
TDICs
Empoderamento
title_short Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
title_full Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
title_fullStr Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
title_full_unstemmed Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
title_sort Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
author Assunção da Silva, João Djane
author_facet Assunção da Silva, João Djane
dos Santos Silva, Nilvania
author_role author
author2 dos Santos Silva, Nilvania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção da Silva, João Djane
dos Santos Silva, Nilvania
dc.subject.por.fl_str_mv Audiodocumentário
Educação pela Comunicação
TDICs
Empoderamento
topic Audiodocumentário
Educação pela Comunicação
TDICs
Empoderamento
description Nesse estudo, de cunho bibliográfico, propomos uma reflexão sobre a produção educativa com audiodocumentário mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O caráter social do formato radiofônico (informar, sensibilizar, educar e transformar) abre oportunidades para democratização do acesso à informação e, por consequência, viabilidades para seu uso enquanto estratégia educativa para o engajamento de grupos minoritários e/ou marginalizados. O enfoque no seu processo de produção, estrategicamente coerente com a metodologia da Educação pela Comunicação, torna possível a aplicação de projetos que explorem as características intrínsecas à natureza educadora da linguagem radiofônica, livre para ser cultivada em suas mais profundas dimensões estéticas e artísticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067
10.22409/rmc.v13i3.38067
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067
identifier_str_mv 10.22409/rmc.v13i3.38067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067/22337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 105-120
2178-602X
10.22409/rmc.v13i3
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445936513024