Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067 |
Resumo: | Nesse estudo, de cunho bibliográfico, propomos uma reflexão sobre a produção educativa com audiodocumentário mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O caráter social do formato radiofônico (informar, sensibilizar, educar e transformar) abre oportunidades para democratização do acesso à informação e, por consequência, viabilidades para seu uso enquanto estratégia educativa para o engajamento de grupos minoritários e/ou marginalizados. O enfoque no seu processo de produção, estrategicamente coerente com a metodologia da Educação pela Comunicação, torna possível a aplicação de projetos que explorem as características intrínsecas à natureza educadora da linguagem radiofônica, livre para ser cultivada em suas mais profundas dimensões estéticas e artísticas. |
id |
UFF-19_444f5eb0ae261ff7103c138e285702bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38067 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade socialAudiodocumentárioEducação pela ComunicaçãoTDICsEmpoderamentoNesse estudo, de cunho bibliográfico, propomos uma reflexão sobre a produção educativa com audiodocumentário mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O caráter social do formato radiofônico (informar, sensibilizar, educar e transformar) abre oportunidades para democratização do acesso à informação e, por consequência, viabilidades para seu uso enquanto estratégia educativa para o engajamento de grupos minoritários e/ou marginalizados. O enfoque no seu processo de produção, estrategicamente coerente com a metodologia da Educação pela Comunicação, torna possível a aplicação de projetos que explorem as características intrínsecas à natureza educadora da linguagem radiofônica, livre para ser cultivada em suas mais profundas dimensões estéticas e artísticas.ABEC2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3806710.22409/rmc.v13i3.38067Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 105-1202178-602X10.22409/rmc.v13i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067/22337Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssunção da Silva, João Djanedos Santos Silva, Nilvania2019-12-05T23:50:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38067Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-12-05T23:50:18Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social |
title |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social |
spellingShingle |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social Assunção da Silva, João Djane Audiodocumentário Educação pela Comunicação TDICs Empoderamento |
title_short |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social |
title_full |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social |
title_fullStr |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social |
title_full_unstemmed |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social |
title_sort |
Produção de audiodocumentário em práticas de educação pela comunicação: empoderamento comunicativo e responsabilidade social |
author |
Assunção da Silva, João Djane |
author_facet |
Assunção da Silva, João Djane dos Santos Silva, Nilvania |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Silva, Nilvania |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção da Silva, João Djane dos Santos Silva, Nilvania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiodocumentário Educação pela Comunicação TDICs Empoderamento |
topic |
Audiodocumentário Educação pela Comunicação TDICs Empoderamento |
description |
Nesse estudo, de cunho bibliográfico, propomos uma reflexão sobre a produção educativa com audiodocumentário mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O caráter social do formato radiofônico (informar, sensibilizar, educar e transformar) abre oportunidades para democratização do acesso à informação e, por consequência, viabilidades para seu uso enquanto estratégia educativa para o engajamento de grupos minoritários e/ou marginalizados. O enfoque no seu processo de produção, estrategicamente coerente com a metodologia da Educação pela Comunicação, torna possível a aplicação de projetos que explorem as características intrínsecas à natureza educadora da linguagem radiofônica, livre para ser cultivada em suas mais profundas dimensões estéticas e artísticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067 10.22409/rmc.v13i3.38067 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067 |
identifier_str_mv |
10.22409/rmc.v13i3.38067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38067/22337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 105-120 2178-602X 10.22409/rmc.v13i3 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445936513024 |