TELA PLURAL? CULTURA NA TELEVISÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/27109 |
Resumo: | Resumo O presente artigo tem como pressuposto que os conteúdos produzidos e veiculados pela televisão aberta refletem o modelo de comunicação implantado no País. De fato, um olhar sobre as grades de programação das emissoras públicas e privadas mostra que as estratégias para atingir a audiência obedecem a objetivos e interesses distintos. Com base em pesquisa bibliográfica, tomada como recurso metodológico, o artigo demonstra que a programação presente nas telas da TV brasileira mostra padrão cultural diferenciado, congruente com a modalidade de serviço de radiodifusão considerado: cultura de massas nas telas das TVs comerciais e cultura de “elite” e popular nas telas das TVs públicas. Também identifica, não apenas distinções gerais entre programas “culturais” e “comerciais”, mas a presença de uma noção cultural “estabelecida” igualmente importante em cada tipo de programação.Palavras chave: televisão, cultura, programação, emissoras comerciais, emissoras públicas. |
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TELA PLURAL? CULTURA NA TELEVISÃO BRASILEIRAtelevisãoculturaprogramaçãoemissoras comerciaisemissoras públicas.Resumo O presente artigo tem como pressuposto que os conteúdos produzidos e veiculados pela televisão aberta refletem o modelo de comunicação implantado no País. De fato, um olhar sobre as grades de programação das emissoras públicas e privadas mostra que as estratégias para atingir a audiência obedecem a objetivos e interesses distintos. Com base em pesquisa bibliográfica, tomada como recurso metodológico, o artigo demonstra que a programação presente nas telas da TV brasileira mostra padrão cultural diferenciado, congruente com a modalidade de serviço de radiodifusão considerado: cultura de massas nas telas das TVs comerciais e cultura de “elite” e popular nas telas das TVs públicas. Também identifica, não apenas distinções gerais entre programas “culturais” e “comerciais”, mas a presença de uma noção cultural “estabelecida” igualmente importante em cada tipo de programação.Palavras chave: televisão, cultura, programação, emissoras comerciais, emissoras públicas.ABEC2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/2710910.22409/ppgmc.v12i3.27109Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 3 (2018): Cotidiano, o estético-político e o dissenso; 206-2222178-602X10.22409/ppgmc.v12i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/27109/16050Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaibro, Ana Luiza fleckCoiro-Moraes, Ana Luiza2019-01-01T21:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27109Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-01-01T21:41:33Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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