O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolini, Jeferson
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051
Resumo: Este artigo aborda o fetiche dos produtos saudáveis. Esses produtos costumam ser exibidos em programas de TV sobre saúde, que se tornaram comuns no Brasil. O texto apresenta estudo feito com 130 pessoas que “assistem” e que “não assistem” ao programa Bem Estar, da Rede Globo. O trabalho usou questionários. O objetivo do manuscrito é alertar que o conteúdo televisivo sobre saúde e bem-estar é compatível com o biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O manuscrito conclui que, na tentativa de atingir saúde plena, pessoas que assistem a programas de TV sobre saúde têm mais tendência a comprar produtos saudáveis, o que sugere que a TV influencia em hábitos de consumo da audiência.
id UFF-19_4960b5147a926cd48ebd84158cbb0c65
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10051
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no BrasilBem EstarTelevisãoBipoderConsumoEste artigo aborda o fetiche dos produtos saudáveis. Esses produtos costumam ser exibidos em programas de TV sobre saúde, que se tornaram comuns no Brasil. O texto apresenta estudo feito com 130 pessoas que “assistem” e que “não assistem” ao programa Bem Estar, da Rede Globo. O trabalho usou questionários. O objetivo do manuscrito é alertar que o conteúdo televisivo sobre saúde e bem-estar é compatível com o biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O manuscrito conclui que, na tentativa de atingir saúde plena, pessoas que assistem a programas de TV sobre saúde têm mais tendência a comprar produtos saudáveis, o que sugere que a TV influencia em hábitos de consumo da audiência.ABEC2019-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/1005110.22409/ppgmc.v13i1.10051Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 1 (2019): Mídia e Saúde: conexões, produções e (in)visibilidades cotidianas; 335-3492178-602X10.22409/ppgmc.v13i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051/16541Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertolini, Jeferson2019-04-30T22:39:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10051Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-04-30T22:39:54Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
title O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
spellingShingle O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
Bertolini, Jeferson
Bem Estar
Televisão
Bipoder
Consumo
title_short O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
title_full O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
title_fullStr O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
title_full_unstemmed O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
title_sort O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
author Bertolini, Jeferson
author_facet Bertolini, Jeferson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolini, Jeferson
dc.subject.por.fl_str_mv Bem Estar
Televisão
Bipoder
Consumo
topic Bem Estar
Televisão
Bipoder
Consumo
description Este artigo aborda o fetiche dos produtos saudáveis. Esses produtos costumam ser exibidos em programas de TV sobre saúde, que se tornaram comuns no Brasil. O texto apresenta estudo feito com 130 pessoas que “assistem” e que “não assistem” ao programa Bem Estar, da Rede Globo. O trabalho usou questionários. O objetivo do manuscrito é alertar que o conteúdo televisivo sobre saúde e bem-estar é compatível com o biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O manuscrito conclui que, na tentativa de atingir saúde plena, pessoas que assistem a programas de TV sobre saúde têm mais tendência a comprar produtos saudáveis, o que sugere que a TV influencia em hábitos de consumo da audiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051
10.22409/ppgmc.v13i1.10051
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v13i1.10051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051/16541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 1 (2019): Mídia e Saúde: conexões, produções e (in)visibilidades cotidianas; 335-349
2178-602X
10.22409/ppgmc.v13i1
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445284298752