O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051 |
Resumo: | Este artigo aborda o fetiche dos produtos saudáveis. Esses produtos costumam ser exibidos em programas de TV sobre saúde, que se tornaram comuns no Brasil. O texto apresenta estudo feito com 130 pessoas que “assistem” e que “não assistem” ao programa Bem Estar, da Rede Globo. O trabalho usou questionários. O objetivo do manuscrito é alertar que o conteúdo televisivo sobre saúde e bem-estar é compatível com o biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O manuscrito conclui que, na tentativa de atingir saúde plena, pessoas que assistem a programas de TV sobre saúde têm mais tendência a comprar produtos saudáveis, o que sugere que a TV influencia em hábitos de consumo da audiência. |
id |
UFF-19_4960b5147a926cd48ebd84158cbb0c65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10051 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no BrasilBem EstarTelevisãoBipoderConsumoEste artigo aborda o fetiche dos produtos saudáveis. Esses produtos costumam ser exibidos em programas de TV sobre saúde, que se tornaram comuns no Brasil. O texto apresenta estudo feito com 130 pessoas que “assistem” e que “não assistem” ao programa Bem Estar, da Rede Globo. O trabalho usou questionários. O objetivo do manuscrito é alertar que o conteúdo televisivo sobre saúde e bem-estar é compatível com o biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O manuscrito conclui que, na tentativa de atingir saúde plena, pessoas que assistem a programas de TV sobre saúde têm mais tendência a comprar produtos saudáveis, o que sugere que a TV influencia em hábitos de consumo da audiência.ABEC2019-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/1005110.22409/ppgmc.v13i1.10051Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 1 (2019): Mídia e Saúde: conexões, produções e (in)visibilidades cotidianas; 335-3492178-602X10.22409/ppgmc.v13i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051/16541Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertolini, Jeferson2019-04-30T22:39:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10051Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-04-30T22:39:54Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil |
title |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil |
spellingShingle |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil Bertolini, Jeferson Bem Estar Televisão Bipoder Consumo |
title_short |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil |
title_full |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil |
title_fullStr |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil |
title_full_unstemmed |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil |
title_sort |
O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil |
author |
Bertolini, Jeferson |
author_facet |
Bertolini, Jeferson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertolini, Jeferson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem Estar Televisão Bipoder Consumo |
topic |
Bem Estar Televisão Bipoder Consumo |
description |
Este artigo aborda o fetiche dos produtos saudáveis. Esses produtos costumam ser exibidos em programas de TV sobre saúde, que se tornaram comuns no Brasil. O texto apresenta estudo feito com 130 pessoas que “assistem” e que “não assistem” ao programa Bem Estar, da Rede Globo. O trabalho usou questionários. O objetivo do manuscrito é alertar que o conteúdo televisivo sobre saúde e bem-estar é compatível com o biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O manuscrito conclui que, na tentativa de atingir saúde plena, pessoas que assistem a programas de TV sobre saúde têm mais tendência a comprar produtos saudáveis, o que sugere que a TV influencia em hábitos de consumo da audiência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051 10.22409/ppgmc.v13i1.10051 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v13i1.10051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/10051/16541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 1 (2019): Mídia e Saúde: conexões, produções e (in)visibilidades cotidianas; 335-349 2178-602X 10.22409/ppgmc.v13i1 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445284298752 |