A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9803 |
Resumo: | Este artigo utiliza os pressupostos teóricos de Carl Jung sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo, suas funcionalidades na estruturação da psique humana e a necessidade inata de vivenciá-los nas práticas cotidianas. Através da interface entre áreas da neurolinguística, da psicologia junguiana e da comunicação, busca-se entender como os arquétipos podem ser eliciados pela retórica midiática para criar necessidades, desejos e vontades nos indivíduos. |
id |
UFF-19_54d8b6cd9f9fd2148a2ec380a17f3d2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9803 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicascomunicaçãoemoçõesretóricaarquétiposEste artigo utiliza os pressupostos teóricos de Carl Jung sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo, suas funcionalidades na estruturação da psique humana e a necessidade inata de vivenciá-los nas práticas cotidianas. Através da interface entre áreas da neurolinguística, da psicologia junguiana e da comunicação, busca-se entender como os arquétipos podem ser eliciados pela retórica midiática para criar necessidades, desejos e vontades nos indivíduos.ABEC2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/980310.22409/ppgmc.v10i10.9803Revista Mídia e Cotidiano; v. 10 n. 10 (2016): Revista Mídia e Cotidiano; 210-2262178-602X10.22409/ppgmc.v10i10reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9803/6933Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes Junior, Fernando Simões2018-06-28T15:25:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9803Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T15:25:21Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas |
title |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas |
spellingShingle |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas Antunes Junior, Fernando Simões comunicação emoções retórica arquétipos |
title_short |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas |
title_full |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas |
title_fullStr |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas |
title_full_unstemmed |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas |
title_sort |
A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas |
author |
Antunes Junior, Fernando Simões |
author_facet |
Antunes Junior, Fernando Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes Junior, Fernando Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação emoções retórica arquétipos |
topic |
comunicação emoções retórica arquétipos |
description |
Este artigo utiliza os pressupostos teóricos de Carl Jung sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo, suas funcionalidades na estruturação da psique humana e a necessidade inata de vivenciá-los nas práticas cotidianas. Através da interface entre áreas da neurolinguística, da psicologia junguiana e da comunicação, busca-se entender como os arquétipos podem ser eliciados pela retórica midiática para criar necessidades, desejos e vontades nos indivíduos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9803 10.22409/ppgmc.v10i10.9803 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9803 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v10i10.9803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9803/6933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 10 n. 10 (2016): Revista Mídia e Cotidiano; 210-226 2178-602X 10.22409/ppgmc.v10i10 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053444642570240 |