Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar a construção de autoridade científica em vídeos do YouTube de teoristas da conspiração que defendem que a Terra é plana. Analisaremos aqui como a cultura de teorias da conspiração é diretamente ligada ao enfraquecimento das instituições da modernidade. Debateremos o papel das políticas do YouTube como distribuidor deste conteúdo e usaremos o canal brasileiro Professor Terra Plana para exemplificar estas práticas. |
id |
UFF-19_8444147482d1f8b5950551d7e511d6e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38088 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”Este artigo pretende analisar a construção de autoridade científica em vídeos do YouTube de teoristas da conspiração que defendem que a Terra é plana. Analisaremos aqui como a cultura de teorias da conspiração é diretamente ligada ao enfraquecimento das instituições da modernidade. Debateremos o papel das políticas do YouTube como distribuidor deste conteúdo e usaremos o canal brasileiro Professor Terra Plana para exemplificar estas práticas.ABEC2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3808810.22409/rmc.v13i3.38088Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 83-1042178-602X10.22409/rmc.v13i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088/22345Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Albuquerque, AfonsoQuinan, Rodrigo2019-12-05T23:50:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38088Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-12-05T23:50:18Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana” |
title |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana” |
spellingShingle |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana” de Albuquerque, Afonso |
title_short |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana” |
title_full |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana” |
title_fullStr |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana” |
title_full_unstemmed |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana” |
title_sort |
Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana” |
author |
de Albuquerque, Afonso |
author_facet |
de Albuquerque, Afonso Quinan, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Quinan, Rodrigo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Albuquerque, Afonso Quinan, Rodrigo |
description |
Este artigo pretende analisar a construção de autoridade científica em vídeos do YouTube de teoristas da conspiração que defendem que a Terra é plana. Analisaremos aqui como a cultura de teorias da conspiração é diretamente ligada ao enfraquecimento das instituições da modernidade. Debateremos o papel das políticas do YouTube como distribuidor deste conteúdo e usaremos o canal brasileiro Professor Terra Plana para exemplificar estas práticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088 10.22409/rmc.v13i3.38088 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088 |
identifier_str_mv |
10.22409/rmc.v13i3.38088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088/22345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 83-104 2178-602X 10.22409/rmc.v13i3 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445940707328 |