Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Albuquerque, Afonso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Quinan, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088
Resumo: Este artigo pretende analisar a construção de autoridade científica em vídeos do YouTube de teoristas da conspiração que defendem que a Terra é plana. Analisaremos aqui como a cultura de teorias da conspiração é diretamente ligada ao enfraquecimento das instituições da modernidade. Debateremos o papel das políticas do YouTube como distribuidor deste conteúdo e usaremos o canal brasileiro Professor Terra Plana para exemplificar estas práticas.
id UFF-19_8444147482d1f8b5950551d7e511d6e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38088
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”Este artigo pretende analisar a construção de autoridade científica em vídeos do YouTube de teoristas da conspiração que defendem que a Terra é plana. Analisaremos aqui como a cultura de teorias da conspiração é diretamente ligada ao enfraquecimento das instituições da modernidade. Debateremos o papel das políticas do YouTube como distribuidor deste conteúdo e usaremos o canal brasileiro Professor Terra Plana para exemplificar estas práticas.ABEC2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3808810.22409/rmc.v13i3.38088Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 83-1042178-602X10.22409/rmc.v13i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088/22345Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Albuquerque, AfonsoQuinan, Rodrigo2019-12-05T23:50:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38088Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-12-05T23:50:18Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
title Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
spellingShingle Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
de Albuquerque, Afonso
title_short Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
title_full Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
title_fullStr Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
title_full_unstemmed Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
title_sort Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”
author de Albuquerque, Afonso
author_facet de Albuquerque, Afonso
Quinan, Rodrigo
author_role author
author2 Quinan, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Albuquerque, Afonso
Quinan, Rodrigo
description Este artigo pretende analisar a construção de autoridade científica em vídeos do YouTube de teoristas da conspiração que defendem que a Terra é plana. Analisaremos aqui como a cultura de teorias da conspiração é diretamente ligada ao enfraquecimento das instituições da modernidade. Debateremos o papel das políticas do YouTube como distribuidor deste conteúdo e usaremos o canal brasileiro Professor Terra Plana para exemplificar estas práticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088
10.22409/rmc.v13i3.38088
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088
identifier_str_mv 10.22409/rmc.v13i3.38088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088/22345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 83-104
2178-602X
10.22409/rmc.v13i3
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445940707328