IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belmino, Silvia Helena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Emylianny Brasil, Mandache, Luminita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9811
Resumo: A motivação deste estudo foi compreender o uso de estratégias de comunicação e marketing de lugar (KOTLER et al, 2006), pela comunidade periférica do Conjunto Palmeiras, bairro com o pior IDH e apontado nas pesquisas do estado como o mais violento da cidade de Fortaleza. Neste artigo apresentamos uma das oficinas com jovens adolescentes sobre a criação de uma identidade visual para complementar a inserção do bairro na Copa do Mundo FIFA 2014. Utilizou-se como método neste trabalho a pesquisa-ação (Tripp, 2005), com objetivo de refletir sobre a prática das atividades realizadas pelo grupo. Concluiu-se que ao representar-se por meio da criação de uma marca, o bairro é direto e repetitivo nas fórmulas e busca ser visto como um local de valores distantes da imagem comumente atrelados ao lugar.
id UFF-19_a0b9c9310c2800f0f7a94ee2a4e3f644
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9811
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014MarcaConjunto PalmeirasPesquisa-açãoConsumo.A motivação deste estudo foi compreender o uso de estratégias de comunicação e marketing de lugar (KOTLER et al, 2006), pela comunidade periférica do Conjunto Palmeiras, bairro com o pior IDH e apontado nas pesquisas do estado como o mais violento da cidade de Fortaleza. Neste artigo apresentamos uma das oficinas com jovens adolescentes sobre a criação de uma identidade visual para complementar a inserção do bairro na Copa do Mundo FIFA 2014. Utilizou-se como método neste trabalho a pesquisa-ação (Tripp, 2005), com objetivo de refletir sobre a prática das atividades realizadas pelo grupo. Concluiu-se que ao representar-se por meio da criação de uma marca, o bairro é direto e repetitivo nas fórmulas e busca ser visto como um local de valores distantes da imagem comumente atrelados ao lugar.ABEC2017-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/981110.22409/ppgmc.v11i1.9811Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 1 (2017): Vol. 11, N. 1, Abril de 2017: Revista Mídia e Cotidiano; 46-652178-602X10.22409/ppgmc.v11i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9811/6941Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelmino, Silvia Helenada Silva, Emylianny BrasilMandache, Luminita2018-06-28T15:28:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9811Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T15:28:57Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
title IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
spellingShingle IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
Belmino, Silvia Helena
Marca
Conjunto Palmeiras
Pesquisa-ação
Consumo.
title_short IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
title_full IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
title_fullStr IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
title_full_unstemmed IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
title_sort IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
author Belmino, Silvia Helena
author_facet Belmino, Silvia Helena
da Silva, Emylianny Brasil
Mandache, Luminita
author_role author
author2 da Silva, Emylianny Brasil
Mandache, Luminita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belmino, Silvia Helena
da Silva, Emylianny Brasil
Mandache, Luminita
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Conjunto Palmeiras
Pesquisa-ação
Consumo.
topic Marca
Conjunto Palmeiras
Pesquisa-ação
Consumo.
description A motivação deste estudo foi compreender o uso de estratégias de comunicação e marketing de lugar (KOTLER et al, 2006), pela comunidade periférica do Conjunto Palmeiras, bairro com o pior IDH e apontado nas pesquisas do estado como o mais violento da cidade de Fortaleza. Neste artigo apresentamos uma das oficinas com jovens adolescentes sobre a criação de uma identidade visual para complementar a inserção do bairro na Copa do Mundo FIFA 2014. Utilizou-se como método neste trabalho a pesquisa-ação (Tripp, 2005), com objetivo de refletir sobre a prática das atividades realizadas pelo grupo. Concluiu-se que ao representar-se por meio da criação de uma marca, o bairro é direto e repetitivo nas fórmulas e busca ser visto como um local de valores distantes da imagem comumente atrelados ao lugar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9811
10.22409/ppgmc.v11i1.9811
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9811
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v11i1.9811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9811/6941
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 1 (2017): Vol. 11, N. 1, Abril de 2017: Revista Mídia e Cotidiano; 46-65
2178-602X
10.22409/ppgmc.v11i1
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444650958848