Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Risse, Lorena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte, Carlise Scalamato, Rosário, Nísia Martins do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731
Resumo: O objetivo desse texto é abordar os jogos digitais e seus avatares a partir de um panorama oferecido pela semiótica da cultura. Buscando ampliar a compreensão sobre esses objetos por uma perspectiva da Escola de Tartu, sobretudo de Lotman, queremos desenvolver uma reflexão sobre o campo semiótico que se configura nesse âmbito. Escolhemos três eixos principais para organizar o pensamento. Primeiro nos esforçamos em constituir uma perspectiva diacrônica do jogo, visando alcançar elementos fundantes desse sistema para entender as configurações assumidas por ele contemporaneamente. Por essa via, alcançamos o segundo eixo que procurou esboçar um desenho da semiosfera que envolve o jogo digital considerando sistemas, códigos, fronteiras, tradução. Por fim, nos detivemos nos avatares, suas modelizações e as semioses culturais.
id UFF-19_cde3d08930718591fe00acceb99a507f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9731
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avataresO objetivo desse texto é abordar os jogos digitais e seus avatares a partir de um panorama oferecido pela semiótica da cultura. Buscando ampliar a compreensão sobre esses objetos por uma perspectiva da Escola de Tartu, sobretudo de Lotman, queremos desenvolver uma reflexão sobre o campo semiótico que se configura nesse âmbito. Escolhemos três eixos principais para organizar o pensamento. Primeiro nos esforçamos em constituir uma perspectiva diacrônica do jogo, visando alcançar elementos fundantes desse sistema para entender as configurações assumidas por ele contemporaneamente. Por essa via, alcançamos o segundo eixo que procurou esboçar um desenho da semiosfera que envolve o jogo digital considerando sistemas, códigos, fronteiras, tradução. Por fim, nos detivemos nos avatares, suas modelizações e as semioses culturais.ABEC2015-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/973110.22409/ppgmc.v5i5.9731Revista Mídia e Cotidiano; v. 5 n. 5 (2014): Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano2178-602X10.22409/ppgmc.v5i5reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731/6858Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRisse, LorenaDuarte, Carlise ScalamatoRosário, Nísia Martins do2022-02-15T18:00:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9731Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2022-02-15T18:00:43Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
title Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
spellingShingle Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
Risse, Lorena
title_short Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
title_full Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
title_fullStr Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
title_full_unstemmed Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
title_sort Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
author Risse, Lorena
author_facet Risse, Lorena
Duarte, Carlise Scalamato
Rosário, Nísia Martins do
author_role author
author2 Duarte, Carlise Scalamato
Rosário, Nísia Martins do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Risse, Lorena
Duarte, Carlise Scalamato
Rosário, Nísia Martins do
description O objetivo desse texto é abordar os jogos digitais e seus avatares a partir de um panorama oferecido pela semiótica da cultura. Buscando ampliar a compreensão sobre esses objetos por uma perspectiva da Escola de Tartu, sobretudo de Lotman, queremos desenvolver uma reflexão sobre o campo semiótico que se configura nesse âmbito. Escolhemos três eixos principais para organizar o pensamento. Primeiro nos esforçamos em constituir uma perspectiva diacrônica do jogo, visando alcançar elementos fundantes desse sistema para entender as configurações assumidas por ele contemporaneamente. Por essa via, alcançamos o segundo eixo que procurou esboçar um desenho da semiosfera que envolve o jogo digital considerando sistemas, códigos, fronteiras, tradução. Por fim, nos detivemos nos avatares, suas modelizações e as semioses culturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731
10.22409/ppgmc.v5i5.9731
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v5i5.9731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731/6858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 5 n. 5 (2014): Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano
2178-602X
10.22409/ppgmc.v5i5
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444553441280