Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731 |
Resumo: | O objetivo desse texto é abordar os jogos digitais e seus avatares a partir de um panorama oferecido pela semiótica da cultura. Buscando ampliar a compreensão sobre esses objetos por uma perspectiva da Escola de Tartu, sobretudo de Lotman, queremos desenvolver uma reflexão sobre o campo semiótico que se configura nesse âmbito. Escolhemos três eixos principais para organizar o pensamento. Primeiro nos esforçamos em constituir uma perspectiva diacrônica do jogo, visando alcançar elementos fundantes desse sistema para entender as configurações assumidas por ele contemporaneamente. Por essa via, alcançamos o segundo eixo que procurou esboçar um desenho da semiosfera que envolve o jogo digital considerando sistemas, códigos, fronteiras, tradução. Por fim, nos detivemos nos avatares, suas modelizações e as semioses culturais. |
id |
UFF-19_cde3d08930718591fe00acceb99a507f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9731 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avataresO objetivo desse texto é abordar os jogos digitais e seus avatares a partir de um panorama oferecido pela semiótica da cultura. Buscando ampliar a compreensão sobre esses objetos por uma perspectiva da Escola de Tartu, sobretudo de Lotman, queremos desenvolver uma reflexão sobre o campo semiótico que se configura nesse âmbito. Escolhemos três eixos principais para organizar o pensamento. Primeiro nos esforçamos em constituir uma perspectiva diacrônica do jogo, visando alcançar elementos fundantes desse sistema para entender as configurações assumidas por ele contemporaneamente. Por essa via, alcançamos o segundo eixo que procurou esboçar um desenho da semiosfera que envolve o jogo digital considerando sistemas, códigos, fronteiras, tradução. Por fim, nos detivemos nos avatares, suas modelizações e as semioses culturais.ABEC2015-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/973110.22409/ppgmc.v5i5.9731Revista Mídia e Cotidiano; v. 5 n. 5 (2014): Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano2178-602X10.22409/ppgmc.v5i5reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731/6858Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRisse, LorenaDuarte, Carlise ScalamatoRosário, Nísia Martins do2022-02-15T18:00:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9731Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2022-02-15T18:00:43Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares |
title |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares |
spellingShingle |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares Risse, Lorena |
title_short |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares |
title_full |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares |
title_fullStr |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares |
title_full_unstemmed |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares |
title_sort |
Um olhar da semiótica da cultura sobre jogos digitais e seus avatares |
author |
Risse, Lorena |
author_facet |
Risse, Lorena Duarte, Carlise Scalamato Rosário, Nísia Martins do |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Carlise Scalamato Rosário, Nísia Martins do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Risse, Lorena Duarte, Carlise Scalamato Rosário, Nísia Martins do |
description |
O objetivo desse texto é abordar os jogos digitais e seus avatares a partir de um panorama oferecido pela semiótica da cultura. Buscando ampliar a compreensão sobre esses objetos por uma perspectiva da Escola de Tartu, sobretudo de Lotman, queremos desenvolver uma reflexão sobre o campo semiótico que se configura nesse âmbito. Escolhemos três eixos principais para organizar o pensamento. Primeiro nos esforçamos em constituir uma perspectiva diacrônica do jogo, visando alcançar elementos fundantes desse sistema para entender as configurações assumidas por ele contemporaneamente. Por essa via, alcançamos o segundo eixo que procurou esboçar um desenho da semiosfera que envolve o jogo digital considerando sistemas, códigos, fronteiras, tradução. Por fim, nos detivemos nos avatares, suas modelizações e as semioses culturais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731 10.22409/ppgmc.v5i5.9731 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v5i5.9731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9731/6858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 5 n. 5 (2014): Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano 2178-602X 10.22409/ppgmc.v5i5 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053444553441280 |