What do adolescents think about self-sharing on the internet?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Satler, Lara Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carrijo, Ana Júlia de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/43146
Resumo: We analyze in this text the processes of attribution of meaning made by adolescents from Goiás to the practice of self-sharing, especially on Instagram. The objective is to map the perceptions of these young people about self-sharing, within a tension with the daily access practices that they perform by themselves, in the light of theoretical discussions of Cultural Studies. For this, we use the cartographic method with ethnographic approaches and conduct individual in-depth interviews and discussion groups. The results points a critical posture of the participants in relation to this use and lead to analyzis about the perceptions of themselves and of the other, in a context of subjective construction in adolescence, mediated by the internet.
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spelling What do adolescents think about self-sharing on the internet?¿Qué piensan los adolescentes acerca de compartirse en Internet?O que adolescentes pensam sobre o compartilhamento de si na internet?Compartilhamento de siAdolescentesInstagram.AutocompartirAdolescentesInstagramInstagramAdolescentsSelf-sharingWe analyze in this text the processes of attribution of meaning made by adolescents from Goiás to the practice of self-sharing, especially on Instagram. The objective is to map the perceptions of these young people about self-sharing, within a tension with the daily access practices that they perform by themselves, in the light of theoretical discussions of Cultural Studies. For this, we use the cartographic method with ethnographic approaches and conduct individual in-depth interviews and discussion groups. The results points a critical posture of the participants in relation to this use and lead to analyzis about the perceptions of themselves and of the other, in a context of subjective construction in adolescence, mediated by the internet.Analizamos en este texto los procesos de atribución de significado que realizan los adolescentes de Goiás a la práctica de compartirse en internet, especialmente en la plataforma Instagram. El objetivo es mapear las percepciones de los jóvenes sobre el compartir, desde una tensión con las prácticas de acceso cotidiano que ellos mismos realizan, a la luz de discusiones teóricas cercanas a los Estudios Culturales. Así, utilizamos el método cartográfico con enfoques etnográficos y realizamos entrevistas individuales en profundidad y grupos de discusión. Los resultados hablan de una postura crítica de los participantes con relación a este uso y conducen a análisis sobre las percepciones de sí mismos y del otro, en el contexto de una construcción subjetiva efervescente en la adolescencia, mediada por internet.Resumo: Analisamos neste texto os processos de atribuição de sentido feitos por adolescentes à prática do compartilhamento si, especialmente na plataforma Instagram. O objetivo é discutir possíveis articulações entre as ações de comunicação digital que envolvem o compartilhar-se e o cenário cultural contemporâneo, a partir das falas dos colaboradores da investigação. Para tanto, utilizamos o método cartográfico com aproximações etnográficas e realizamos entrevistas individuais em profundidade. No campo, a princípio, os participantes apresentaram ressalvas em tratar sobre esse uso, classificando-o como banal e desinteressante, mas posteriormente indicaram que ele faz parte de seus hábitos cotidianos. Os resultados conduzem para uma percepção geral do compartilhar-se como um processo com múltiplos sentidos e propósitos, vinculado à construção de modos de ser socialmente. Palavras-chave: Compartilhamento de si. Adolescentes. Instagram.ABEC2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/4314610.22409/rmc.v15i1.43146Revista Mídia e Cotidiano; v. 15 n. 1 (2021): Do enlace sertanejo-política ao empreendedorismo: definitivamente, o mundo midiático não é plano!; 111-1302178-602X10.22409/rmc.v15i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/43146/27989Copyright (c) 2021 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSatler, Lara LimaCarrijo, Ana Júlia de Freitas2021-02-19T13:04:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43146Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2021-02-19T13:04:45Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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