As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342 |
Resumo: | O envelhecimento é dinâmico e multideterminado. A velhice, como categoria etária, envolve uma série de desafios. Alguns deles são a manutenção das oportunidades de engajamento significativo e acesso à informação. A educação informal, realizada no âmbito das relações espontâneas do cotidiano, é composta por diversos agentes sociais, como a família, as relações de amizade e as mídias. O objetivo do artigo é apresentar uma revisão narrativa sobre a temática educação informal e velhice. A revisão realizada salienta e caracteriza a centralidade que as diversas mídias ocupam na produção investigada. São apontadas como relevantes nos processos de ensino e aprendizagem ao longo do envelhecimento e na velhice. A produção indica prós e contras, provoca reflexões e traz pistas para futuras investigações sobre o papel das mídias no âmbito dessa temática. |
id |
UFF-19_e70399252d42830a91ee1fa93756f577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13342 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigaçãoeducação informalenvelhecimentovelhicemídiascotidianoO envelhecimento é dinâmico e multideterminado. A velhice, como categoria etária, envolve uma série de desafios. Alguns deles são a manutenção das oportunidades de engajamento significativo e acesso à informação. A educação informal, realizada no âmbito das relações espontâneas do cotidiano, é composta por diversos agentes sociais, como a família, as relações de amizade e as mídias. O objetivo do artigo é apresentar uma revisão narrativa sobre a temática educação informal e velhice. A revisão realizada salienta e caracteriza a centralidade que as diversas mídias ocupam na produção investigada. São apontadas como relevantes nos processos de ensino e aprendizagem ao longo do envelhecimento e na velhice. A produção indica prós e contras, provoca reflexões e traz pistas para futuras investigações sobre o papel das mídias no âmbito dessa temática.ABEC2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/1334210.22409/ppgmc.v12i3.13342Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 3 (2018): Cotidiano, o estético-político e o dissenso; 293-3112178-602X10.22409/ppgmc.v12i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342/16056Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessYokomizo, PatríciaLopes, Andrea2019-01-01T21:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13342Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-01-01T21:41:33Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação |
title |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação |
spellingShingle |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação Yokomizo, Patrícia educação informal envelhecimento velhice mídias cotidiano |
title_short |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação |
title_full |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação |
title_fullStr |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação |
title_full_unstemmed |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação |
title_sort |
As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação |
author |
Yokomizo, Patrícia |
author_facet |
Yokomizo, Patrícia Lopes, Andrea |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Andrea |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yokomizo, Patrícia Lopes, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação informal envelhecimento velhice mídias cotidiano |
topic |
educação informal envelhecimento velhice mídias cotidiano |
description |
O envelhecimento é dinâmico e multideterminado. A velhice, como categoria etária, envolve uma série de desafios. Alguns deles são a manutenção das oportunidades de engajamento significativo e acesso à informação. A educação informal, realizada no âmbito das relações espontâneas do cotidiano, é composta por diversos agentes sociais, como a família, as relações de amizade e as mídias. O objetivo do artigo é apresentar uma revisão narrativa sobre a temática educação informal e velhice. A revisão realizada salienta e caracteriza a centralidade que as diversas mídias ocupam na produção investigada. São apontadas como relevantes nos processos de ensino e aprendizagem ao longo do envelhecimento e na velhice. A produção indica prós e contras, provoca reflexões e traz pistas para futuras investigações sobre o papel das mídias no âmbito dessa temática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342 10.22409/ppgmc.v12i3.13342 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v12i3.13342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342/16056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 3 (2018): Cotidiano, o estético-político e o dissenso; 293-311 2178-602X 10.22409/ppgmc.v12i3 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445309464576 |