As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yokomizo, Patrícia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342
Resumo: O envelhecimento é dinâmico e multideterminado. A velhice, como categoria etária, envolve uma série de desafios. Alguns deles são a manutenção das oportunidades de engajamento significativo e acesso à informação. A educação informal, realizada no âmbito das relações espontâneas do cotidiano, é composta por diversos agentes sociais, como a família, as relações de amizade e as mídias. O objetivo do artigo é apresentar uma revisão narrativa sobre a temática educação informal e velhice. A revisão realizada salienta e caracteriza a centralidade que as diversas mídias ocupam na produção investigada. São apontadas como relevantes nos processos de ensino e aprendizagem ao longo do envelhecimento e na velhice. A produção indica prós e contras, provoca reflexões e traz pistas para futuras investigações sobre o papel das mídias no âmbito dessa temática.
id UFF-19_e70399252d42830a91ee1fa93756f577
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13342
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigaçãoeducação informalenvelhecimentovelhicemídiascotidianoO envelhecimento é dinâmico e multideterminado. A velhice, como categoria etária, envolve uma série de desafios. Alguns deles são a manutenção das oportunidades de engajamento significativo e acesso à informação. A educação informal, realizada no âmbito das relações espontâneas do cotidiano, é composta por diversos agentes sociais, como a família, as relações de amizade e as mídias. O objetivo do artigo é apresentar uma revisão narrativa sobre a temática educação informal e velhice. A revisão realizada salienta e caracteriza a centralidade que as diversas mídias ocupam na produção investigada. São apontadas como relevantes nos processos de ensino e aprendizagem ao longo do envelhecimento e na velhice. A produção indica prós e contras, provoca reflexões e traz pistas para futuras investigações sobre o papel das mídias no âmbito dessa temática.ABEC2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/1334210.22409/ppgmc.v12i3.13342Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 3 (2018): Cotidiano, o estético-político e o dissenso; 293-3112178-602X10.22409/ppgmc.v12i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342/16056Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessYokomizo, PatríciaLopes, Andrea2019-01-01T21:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13342Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-01-01T21:41:33Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
title As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
spellingShingle As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
Yokomizo, Patrícia
educação informal
envelhecimento
velhice
mídias
cotidiano
title_short As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
title_full As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
title_fullStr As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
title_full_unstemmed As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
title_sort As mídias como agentes de educação informal no envelhecimento: pistas para investigação
author Yokomizo, Patrícia
author_facet Yokomizo, Patrícia
Lopes, Andrea
author_role author
author2 Lopes, Andrea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yokomizo, Patrícia
Lopes, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv educação informal
envelhecimento
velhice
mídias
cotidiano
topic educação informal
envelhecimento
velhice
mídias
cotidiano
description O envelhecimento é dinâmico e multideterminado. A velhice, como categoria etária, envolve uma série de desafios. Alguns deles são a manutenção das oportunidades de engajamento significativo e acesso à informação. A educação informal, realizada no âmbito das relações espontâneas do cotidiano, é composta por diversos agentes sociais, como a família, as relações de amizade e as mídias. O objetivo do artigo é apresentar uma revisão narrativa sobre a temática educação informal e velhice. A revisão realizada salienta e caracteriza a centralidade que as diversas mídias ocupam na produção investigada. São apontadas como relevantes nos processos de ensino e aprendizagem ao longo do envelhecimento e na velhice. A produção indica prós e contras, provoca reflexões e traz pistas para futuras investigações sobre o papel das mídias no âmbito dessa temática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342
10.22409/ppgmc.v12i3.13342
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v12i3.13342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13342/16056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 3 (2018): Cotidiano, o estético-político e o dissenso; 293-311
2178-602X
10.22409/ppgmc.v12i3
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445309464576