Criança cidadã?: os manuais de redação e as orientações sobre infância e adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Thaís Helena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Doretto, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38436
Resumo: Tendo como base as legislações que envolvem a cobertura das questões da infância e da adolescência pela imprensa, este artigo objetiva verificar se os manuais de redação dos jornais de maior tiragem no Brasil trazem orientações para seus colaboradores – e divulgadas também ao público – sobre a abordagem de temas que envolvem as crianças. Levando em conta que vários autores consideram que uma das finalidades do jornalismo é prezar pela cidadania, busca-se perceber se essas orientações incluem tanto o direito das crianças de serem protegidas quanto o de participarem da vida em sociedade. Conclui-se que os manuais de O Globo, Folha de S.Paulo e Zero Hora tratam meninos e meninas como seres submetidos à guarda da lei, mas isso ocorre pelo receio em descumprir a legislação, e não pela preocupação com a criança como cidadã.
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