CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6093 |
Resumo: | Reflete sobre a sociologia do currículo no campo da decisão política, organizada e praticada. Critica a estratégia do capital de, também através do currículo, promover o falseamento da realidade que não somente esconde, mas também, levianamente, nega a existência manifesta nos currículos de identidades e culturas hegemônicas que dominam o imaginário e o saber popular.objetivandado, implícitamente, fortalecer as diferenças individuais e culturais, embora que, explicitamente, declare objetivar construir propostas e projetos para a educação brasileira fundados no multicuturalismo e na diversidade cultural. Aponta que mesmo no chamado multiculturalismo crítico encontram-se as propospostas e os projetos das oligarquias, pessoais e familiares, do caciquismo, do gamonalismo e outras manifestações sociais de base agrária que exercem uma função de dominação, mascarada por uma suposta equalização ou homogeneização. Analisa a invasão do currículo pelas idéias de cunho conservador, positivista, impostas pelo modo histórico e social de produção capitalista. As referidas invasões já foram repetidas tantas vezes na história da educação brasileira que é a história da dominação imperialista, hoje globalizada e neoliberal. |
id |
UFF-20_072742d36965c9b5afdd64afe4d83009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6093 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE.Reflete sobre a sociologia do currículo no campo da decisão política, organizada e praticada. Critica a estratégia do capital de, também através do currículo, promover o falseamento da realidade que não somente esconde, mas também, levianamente, nega a existência manifesta nos currículos de identidades e culturas hegemônicas que dominam o imaginário e o saber popular.objetivandado, implícitamente, fortalecer as diferenças individuais e culturais, embora que, explicitamente, declare objetivar construir propostas e projetos para a educação brasileira fundados no multicuturalismo e na diversidade cultural. Aponta que mesmo no chamado multiculturalismo crítico encontram-se as propospostas e os projetos das oligarquias, pessoais e familiares, do caciquismo, do gamonalismo e outras manifestações sociais de base agrária que exercem uma função de dominação, mascarada por uma suposta equalização ou homogeneização. Analisa a invasão do currículo pelas idéias de cunho conservador, positivista, impostas pelo modo histórico e social de produção capitalista. As referidas invasões já foram repetidas tantas vezes na história da educação brasileira que é a história da dominação imperialista, hoje globalizada e neoliberal.ABEC2009-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/609310.22409/tn.7i9.p6093Revista Trabalho Necessário; v. 7 n. 9 (2009)1808-799X10.22409/tn.7i9reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6093/5058Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jorge Gregório2020-10-29T11:39:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6093Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:39:02Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. |
title |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. |
spellingShingle |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. Silva, Jorge Gregório |
title_short |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. |
title_full |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. |
title_fullStr |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. |
title_sort |
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: A OUTRA FACE DO DISFARCE. |
author |
Silva, Jorge Gregório |
author_facet |
Silva, Jorge Gregório |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jorge Gregório |
description |
Reflete sobre a sociologia do currículo no campo da decisão política, organizada e praticada. Critica a estratégia do capital de, também através do currículo, promover o falseamento da realidade que não somente esconde, mas também, levianamente, nega a existência manifesta nos currículos de identidades e culturas hegemônicas que dominam o imaginário e o saber popular.objetivandado, implícitamente, fortalecer as diferenças individuais e culturais, embora que, explicitamente, declare objetivar construir propostas e projetos para a educação brasileira fundados no multicuturalismo e na diversidade cultural. Aponta que mesmo no chamado multiculturalismo crítico encontram-se as propospostas e os projetos das oligarquias, pessoais e familiares, do caciquismo, do gamonalismo e outras manifestações sociais de base agrária que exercem uma função de dominação, mascarada por uma suposta equalização ou homogeneização. Analisa a invasão do currículo pelas idéias de cunho conservador, positivista, impostas pelo modo histórico e social de produção capitalista. As referidas invasões já foram repetidas tantas vezes na história da educação brasileira que é a história da dominação imperialista, hoje globalizada e neoliberal. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6093 10.22409/tn.7i9.p6093 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6093 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.7i9.p6093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6093/5058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 7 n. 9 (2009) 1808-799X 10.22409/tn.7i9 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066989876805632 |