CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
DOI: | 10.22409/tn.8i10.p6109 |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6109 |
Resumo: | Este artigo socializa parte da pesquisa cujo título é “(Con)formando professores eficazes: a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, e tem por objetivo tratar da mercantilização da educação, em especial, da educação superior voltada para a formação de professores da educação básica. O objetivo do estudo foi entender o fenômeno da interferência dos organismos internacionais, em especial, do Banco Mundial, da Unesco e da OCDE que, juntos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), organizam acordos de cooperação técnica por intermédio do Programa de Indicadores Mundiais da Educação (WEI). A OCDE em parceria com a Unesco e a Comissão Européia tem como objetivo organizar uma rede mundial de Avaliação Externa dos sistemas de ensino e validação das competências (Maués, 2003; Ramos, 2002) para os futuros trabalhadores da nova sociedade do conhecimento (Drucker, 1993). Tal projeto já chegou ao chão das escolas brasileiras. |
id |
UFF-20_130492f54b71bee3c84a5d38bf449d92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6109 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
spelling |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR?Este artigo socializa parte da pesquisa cujo título é “(Con)formando professores eficazes: a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, e tem por objetivo tratar da mercantilização da educação, em especial, da educação superior voltada para a formação de professores da educação básica. O objetivo do estudo foi entender o fenômeno da interferência dos organismos internacionais, em especial, do Banco Mundial, da Unesco e da OCDE que, juntos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), organizam acordos de cooperação técnica por intermédio do Programa de Indicadores Mundiais da Educação (WEI). A OCDE em parceria com a Unesco e a Comissão Européia tem como objetivo organizar uma rede mundial de Avaliação Externa dos sistemas de ensino e validação das competências (Maués, 2003; Ramos, 2002) para os futuros trabalhadores da nova sociedade do conhecimento (Drucker, 1993). Tal projeto já chegou ao chão das escolas brasileiras.ABEC2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/610910.22409/tn.8i10.p6109Revista Trabalho Necessário; v. 8 n. 10 (2010)1808-799X10.22409/tn.8i10reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6109/5074Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Thaís Rabello2020-10-29T11:38:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6109Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:38:40Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? |
title |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? |
spellingShingle |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? Souza, Thaís Rabello Souza, Thaís Rabello |
title_short |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? |
title_full |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? |
title_fullStr |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? |
title_full_unstemmed |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? |
title_sort |
CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR? |
author |
Souza, Thaís Rabello |
author_facet |
Souza, Thaís Rabello Souza, Thaís Rabello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Thaís Rabello |
description |
Este artigo socializa parte da pesquisa cujo título é “(Con)formando professores eficazes: a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, e tem por objetivo tratar da mercantilização da educação, em especial, da educação superior voltada para a formação de professores da educação básica. O objetivo do estudo foi entender o fenômeno da interferência dos organismos internacionais, em especial, do Banco Mundial, da Unesco e da OCDE que, juntos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), organizam acordos de cooperação técnica por intermédio do Programa de Indicadores Mundiais da Educação (WEI). A OCDE em parceria com a Unesco e a Comissão Européia tem como objetivo organizar uma rede mundial de Avaliação Externa dos sistemas de ensino e validação das competências (Maués, 2003; Ramos, 2002) para os futuros trabalhadores da nova sociedade do conhecimento (Drucker, 1993). Tal projeto já chegou ao chão das escolas brasileiras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6109 10.22409/tn.8i10.p6109 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6109 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.8i10.p6109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6109/5074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 8 n. 10 (2010) 1808-799X 10.22409/tn.8i10 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1822179594607788033 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22409/tn.8i10.p6109 |