PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9587 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise teórica sintética sobre a relação existente entre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico e alguns autores que se dedicam teórica e empiricamente sobre a “pedagogia das competências” no ensino superior. Do ponto de vista teórico, a comunicação põe em debate a produção acadêmica acerca do paradigma da qualificação e o seu deslocamento discursivo sobre a categoria da competência. A partir desse contexto, e embasado na relação trabalho e educação dentro da tradição marxista, o artigo se debruça especialmente sobre as apropriações acerca do conceito de pedagogia das competências, para considerar, mesmo que de forma abreviada, a existência de interesses capitalistas em demandar para o ensino superior não universitário uma determinada pedagogia, afinada com interesses mercantis. |
id |
UFF-20_222d010b788511d5f5a3e2a349a2ca63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9587 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICAPedagogia das competênciaseducação profissionalizantepolítica pública educativagraduação tecnológica.O artigo apresenta uma análise teórica sintética sobre a relação existente entre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico e alguns autores que se dedicam teórica e empiricamente sobre a “pedagogia das competências” no ensino superior. Do ponto de vista teórico, a comunicação põe em debate a produção acadêmica acerca do paradigma da qualificação e o seu deslocamento discursivo sobre a categoria da competência. A partir desse contexto, e embasado na relação trabalho e educação dentro da tradição marxista, o artigo se debruça especialmente sobre as apropriações acerca do conceito de pedagogia das competências, para considerar, mesmo que de forma abreviada, a existência de interesses capitalistas em demandar para o ensino superior não universitário uma determinada pedagogia, afinada com interesses mercantis.ABEC2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/958710.22409/tn.13i21.p9587Revista Trabalho Necessário; v. 13 n. 21 (2015)1808-799X10.22409/tn.13i21reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9587/6708Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José2020-10-29T11:45:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9587Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:45:36Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA |
title |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA |
spellingShingle |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA Santos, José Pedagogia das competências educação profissionalizante política pública educativa graduação tecnológica. |
title_short |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA |
title_full |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA |
title_fullStr |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA |
title_sort |
PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL SUPERIOR: SÍNTESE, CONCEITO E CRÍTICA |
author |
Santos, José |
author_facet |
Santos, José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia das competências educação profissionalizante política pública educativa graduação tecnológica. |
topic |
Pedagogia das competências educação profissionalizante política pública educativa graduação tecnológica. |
description |
O artigo apresenta uma análise teórica sintética sobre a relação existente entre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico e alguns autores que se dedicam teórica e empiricamente sobre a “pedagogia das competências” no ensino superior. Do ponto de vista teórico, a comunicação põe em debate a produção acadêmica acerca do paradigma da qualificação e o seu deslocamento discursivo sobre a categoria da competência. A partir desse contexto, e embasado na relação trabalho e educação dentro da tradição marxista, o artigo se debruça especialmente sobre as apropriações acerca do conceito de pedagogia das competências, para considerar, mesmo que de forma abreviada, a existência de interesses capitalistas em demandar para o ensino superior não universitário uma determinada pedagogia, afinada com interesses mercantis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9587 10.22409/tn.13i21.p9587 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9587 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.13i21.p9587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9587/6708 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 13 n. 21 (2015) 1808-799X 10.22409/tn.13i21 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066990300430336 |