COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57107
Resumo: Essa tese tem como tema a noção de competências socioemocionais e como objeto de estudo a sua incorporação nas políticas curriculares da educação nacional. De modo mais específico, busca identificar e analisar os fundamentos econômicos, políticos, ideológicos e epistemológicos que orientam as propostas de formação de competências socioemocionais na atualidade. Além disso, e tendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, analisamos, no contexto da crise do capital e do neoliberalismo, a construção e implementação dessa nova agenda educacional por organizações como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). A progressiva projeção alcançada pela noção de competências socioemocionais no Brasil, combinadas com a apropriação apressada e, via de regra, pouco crítica desse novo slogan pedagógico justifica a investigação de suas bases epistemológicas, políticas e sócio-históricas, bem como suas implicações ideológicas e pedagógicas.
id UFF-20_570e77a2fd8efa15b10e26f1b9cbe23c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57107
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTEEssa tese tem como tema a noção de competências socioemocionais e como objeto de estudo a sua incorporação nas políticas curriculares da educação nacional. De modo mais específico, busca identificar e analisar os fundamentos econômicos, políticos, ideológicos e epistemológicos que orientam as propostas de formação de competências socioemocionais na atualidade. Além disso, e tendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, analisamos, no contexto da crise do capital e do neoliberalismo, a construção e implementação dessa nova agenda educacional por organizações como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). A progressiva projeção alcançada pela noção de competências socioemocionais no Brasil, combinadas com a apropriação apressada e, via de regra, pouco crítica desse novo slogan pedagógico justifica a investigação de suas bases epistemológicas, políticas e sócio-históricas, bem como suas implicações ideológicas e pedagógicas.ABEC2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/5710710.22409/tn.v21i44.57107Revista Trabalho Necessário; v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie; 01-061808-799X10.22409/tn.v21i44reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57107/34089https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57107/34090Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Jonas Emanuel Pinto2023-04-13T20:55:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57107Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2023-04-13T20:55:45Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
title COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
spellingShingle COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
title_short COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
title_full COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
title_fullStr COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
title_sort COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
author Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
author_facet Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Jonas Emanuel Pinto
description Essa tese tem como tema a noção de competências socioemocionais e como objeto de estudo a sua incorporação nas políticas curriculares da educação nacional. De modo mais específico, busca identificar e analisar os fundamentos econômicos, políticos, ideológicos e epistemológicos que orientam as propostas de formação de competências socioemocionais na atualidade. Além disso, e tendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico e dialético, analisamos, no contexto da crise do capital e do neoliberalismo, a construção e implementação dessa nova agenda educacional por organizações como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). A progressiva projeção alcançada pela noção de competências socioemocionais no Brasil, combinadas com a apropriação apressada e, via de regra, pouco crítica desse novo slogan pedagógico justifica a investigação de suas bases epistemológicas, políticas e sócio-históricas, bem como suas implicações ideológicas e pedagógicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57107
10.22409/tn.v21i44.57107
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57107
identifier_str_mv 10.22409/tn.v21i44.57107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57107/34089
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57107/34090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie; 01-06
1808-799X
10.22409/tn.v21i44
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066988892192768