QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Soraya
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6866
Resumo: O objetivo deste texto é refletir sobre quando e como a exploração do trabalho infantil se torna um problema social, sua relação com a escola, a família e a educação da classe trabalhadora, de acordo com as transformações no modo de produção da existência, ocorridas com a instituição do trabalho coletivo e desenvolvimento da maquinaria na grande indústria do século XIX. Percorremos os clássicos estudos de Marx (1988a, 1988b, 2004, 2006), Hobsbawm (2007), Thompson (2002a, 2002b, 2002c) e Manacorda (2006). Os autores explicitam que fábrica e escola nascem juntas. A escola, assim como a legislação fabril, é o meio pelo qual o capitalismo regula a exploração e, assim, afasta crianças da degeneração precoce sem abrir mão, totalmente, de explorá-las ou de prepará-las à expropriação da mais-valia no futuro.
id UFF-20_7bb069a79ade63b22d6bcf4115c2a3c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6866
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIALExploração do trabalho infantilescolainfânciaO objetivo deste texto é refletir sobre quando e como a exploração do trabalho infantil se torna um problema social, sua relação com a escola, a família e a educação da classe trabalhadora, de acordo com as transformações no modo de produção da existência, ocorridas com a instituição do trabalho coletivo e desenvolvimento da maquinaria na grande indústria do século XIX. Percorremos os clássicos estudos de Marx (1988a, 1988b, 2004, 2006), Hobsbawm (2007), Thompson (2002a, 2002b, 2002c) e Manacorda (2006). Os autores explicitam que fábrica e escola nascem juntas. A escola, assim como a legislação fabril, é o meio pelo qual o capitalismo regula a exploração e, assim, afasta crianças da degeneração precoce sem abrir mão, totalmente, de explorá-las ou de prepará-las à expropriação da mais-valia no futuro.ABEC2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/686610.22409/tn.10i15.p6866Revista Trabalho Necessário; v. 10 n. 15 (2012)1808-799X10.22409/tn.10i15reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6866/5149Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessConde, Soraya2020-10-29T11:36:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6866Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:36:56Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL
title QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL
spellingShingle QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL
Conde, Soraya
Exploração do trabalho infantil
escola
infância
title_short QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL
title_full QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL
title_fullStr QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL
title_full_unstemmed QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL
title_sort QUANDO O TRABALHO INFANTIL SE TORNA UMA GENERALIDADE SOCIAL
author Conde, Soraya
author_facet Conde, Soraya
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Soraya
dc.subject.por.fl_str_mv Exploração do trabalho infantil
escola
infância
topic Exploração do trabalho infantil
escola
infância
description O objetivo deste texto é refletir sobre quando e como a exploração do trabalho infantil se torna um problema social, sua relação com a escola, a família e a educação da classe trabalhadora, de acordo com as transformações no modo de produção da existência, ocorridas com a instituição do trabalho coletivo e desenvolvimento da maquinaria na grande indústria do século XIX. Percorremos os clássicos estudos de Marx (1988a, 1988b, 2004, 2006), Hobsbawm (2007), Thompson (2002a, 2002b, 2002c) e Manacorda (2006). Os autores explicitam que fábrica e escola nascem juntas. A escola, assim como a legislação fabril, é o meio pelo qual o capitalismo regula a exploração e, assim, afasta crianças da degeneração precoce sem abrir mão, totalmente, de explorá-las ou de prepará-las à expropriação da mais-valia no futuro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6866
10.22409/tn.10i15.p6866
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6866
identifier_str_mv 10.22409/tn.10i15.p6866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6866/5149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 10 n. 15 (2012)
1808-799X
10.22409/tn.10i15
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066990222835712