A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40513 |
Resumo: | É resultado de uma longa e profícua relação da pesquisadora com o acervo de memória institucional do Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). No estudo parte do pressuposto de que imagens fotográficas “são documentos que informam sobre a cultura, o movimento da história, dos sujeitos sociais e da educação vivida”. Defendendo a análise das mesmas “em um movimento de intertextualidade”, afirma que as fotografias possibilitam a recuperação da historicidade da Educação Profissional. Com base no referencial marxista, destaca a fotografia “como fonte histórica, como mediação ou processo social complexo subjacente à sua representação” e defende a importância da sua produção social para a compreensão do significado da cultura material presente nas escolas. |
id |
UFF-20_a41a3c7214e83e6c574af4d493be74ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40513 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985)Educação ProfissionalMemória e HistóriaCultura MaterialAcervo FotográficoÉ resultado de uma longa e profícua relação da pesquisadora com o acervo de memória institucional do Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). No estudo parte do pressuposto de que imagens fotográficas “são documentos que informam sobre a cultura, o movimento da história, dos sujeitos sociais e da educação vivida”. Defendendo a análise das mesmas “em um movimento de intertextualidade”, afirma que as fotografias possibilitam a recuperação da historicidade da Educação Profissional. Com base no referencial marxista, destaca a fotografia “como fonte histórica, como mediação ou processo social complexo subjacente à sua representação” e defende a importância da sua produção social para a compreensão do significado da cultura material presente nas escolas. ABEC2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4051310.22409/tn.v18i35.40513Revista Trabalho Necessário; v. 18 n. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação; 363-3691808-799X10.22409/tn.v18i35reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40513/23333https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40513/24306Copyright (c) 2020 Revista Trabalho Necessárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Rosângela Aquino2020-06-03T11:46:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40513Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-06-03T11:46:27Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985) |
title |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985) |
spellingShingle |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985) da Rosa, Rosângela Aquino Educação Profissional Memória e História Cultura Material Acervo Fotográfico |
title_short |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985) |
title_full |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985) |
title_fullStr |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985) |
title_full_unstemmed |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985) |
title_sort |
A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985) |
author |
da Rosa, Rosângela Aquino |
author_facet |
da Rosa, Rosângela Aquino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rosa, Rosângela Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Memória e História Cultura Material Acervo Fotográfico |
topic |
Educação Profissional Memória e História Cultura Material Acervo Fotográfico |
description |
É resultado de uma longa e profícua relação da pesquisadora com o acervo de memória institucional do Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). No estudo parte do pressuposto de que imagens fotográficas “são documentos que informam sobre a cultura, o movimento da história, dos sujeitos sociais e da educação vivida”. Defendendo a análise das mesmas “em um movimento de intertextualidade”, afirma que as fotografias possibilitam a recuperação da historicidade da Educação Profissional. Com base no referencial marxista, destaca a fotografia “como fonte histórica, como mediação ou processo social complexo subjacente à sua representação” e defende a importância da sua produção social para a compreensão do significado da cultura material presente nas escolas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40513 10.22409/tn.v18i35.40513 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40513 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.v18i35.40513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40513/23333 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40513/24306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Trabalho Necessário info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Trabalho Necessário |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 18 n. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação; 363-369 1808-799X 10.22409/tn.v18i35 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066991094202368 |