O NEDDATE E SEUS TRABALHOS NECESSÁRIOS (PPGE-UFF)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6842 |
Resumo: | Ao invés de apenas um fio, poderíamos dizer que o Neddate é constituído de muitos fios. São fios de diferentes tonalidades, fios crescentes que vão se tecendo com o objetivo de apreender as relações entre trabalho e educação, na sua totalidade histórica. A criação do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - Neddate nos remete ao ano de 1985. Passados 26 anos, o que fazem e pensam os pesquisadores que lá persistem na luta por uma universidade comprometida com a emancipação da classe trabalhadora? Não pretendemos, aqui, fazer um balanço de nossas atividades3 , mas explicitar, de modo sintético, a que viemos. Como concebemos e interpretamos a realidade? Que questões teóricas sobre as relações entre trabalho e educação são particularmente privilegiadas em nossas pesquisas? Como tais questões são abordadas do ponto de vista teórico-metodológico, em especial, as relações teoria/empiria? A guisa de conclusão, reproduzimos depoimentos sobre importância do Núcleo na produção do conhecimento sobre trabalho e educação. Por último, indicamos parte da produção teórica dos pesquisadores do Neddate. Como recorte temporal faremos referência às pesquisas empreendidas entre 2000 e 2010. |
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O NEDDATE E SEUS TRABALHOS NECESSÁRIOS (PPGE-UFF)Ao invés de apenas um fio, poderíamos dizer que o Neddate é constituído de muitos fios. São fios de diferentes tonalidades, fios crescentes que vão se tecendo com o objetivo de apreender as relações entre trabalho e educação, na sua totalidade histórica. A criação do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - Neddate nos remete ao ano de 1985. Passados 26 anos, o que fazem e pensam os pesquisadores que lá persistem na luta por uma universidade comprometida com a emancipação da classe trabalhadora? Não pretendemos, aqui, fazer um balanço de nossas atividades3 , mas explicitar, de modo sintético, a que viemos. Como concebemos e interpretamos a realidade? Que questões teóricas sobre as relações entre trabalho e educação são particularmente privilegiadas em nossas pesquisas? Como tais questões são abordadas do ponto de vista teórico-metodológico, em especial, as relações teoria/empiria? A guisa de conclusão, reproduzimos depoimentos sobre importância do Núcleo na produção do conhecimento sobre trabalho e educação. Por último, indicamos parte da produção teórica dos pesquisadores do Neddate. Como recorte temporal faremos referência às pesquisas empreendidas entre 2000 e 2010.ABEC2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/684210.22409/tn.9i13.p6842Revista Trabalho Necessário; v. 9 n. 13 (2011)1808-799X10.22409/tn.9i13reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6842/5125Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiriba, LiaBenácchio, Rosilda2020-10-29T11:37:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6842Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:37:27Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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