HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8445 |
Resumo: | O artigo objetiva debater a relação democracia e educação partindo de três eixos analíticos fundamentais, quais sejam os vínculos dialéticos entre hegemonia e educação, o conceito de capital-imperialismo e o de intelectuais. Temos clareza da amplitude da temática escolhida e por isso optamos por lastrear nossas considerações nas categorias marxistas acima citadas. Antonio Gramsci representa nossa referência fundamental, num “debate” que, ainda que sucinto, obviamente não pode prescindir de Marx, Lênin, Trotsky e outros mais. A escolha do tema “democracia e educação”, bastante atual e pertinente, se apresenta cada vez mais como questão basilar para todos (as) aqueles (as) que não enxergam de maneira dicotomizada tal relação e que buscam, na tessitura do real, forjar um mundo efetivamente democrático e uma educação realmente de todos. |
id |
UFF-20_df0e4a3f8eb14c5ac2e8c87484de1f5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8445 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃOHegemoniacapital-imperialismointelectuais.O artigo objetiva debater a relação democracia e educação partindo de três eixos analíticos fundamentais, quais sejam os vínculos dialéticos entre hegemonia e educação, o conceito de capital-imperialismo e o de intelectuais. Temos clareza da amplitude da temática escolhida e por isso optamos por lastrear nossas considerações nas categorias marxistas acima citadas. Antonio Gramsci representa nossa referência fundamental, num “debate” que, ainda que sucinto, obviamente não pode prescindir de Marx, Lênin, Trotsky e outros mais. A escolha do tema “democracia e educação”, bastante atual e pertinente, se apresenta cada vez mais como questão basilar para todos (as) aqueles (as) que não enxergam de maneira dicotomizada tal relação e que buscam, na tessitura do real, forjar um mundo efetivamente democrático e uma educação realmente de todos.ABEC2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/844510.22409/tn.11i16.p8445Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 16 (2013)1808-799X10.22409/tn.11i16reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8445/6045Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carlos Eduardo2020-10-29T11:36:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8445Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:36:40Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO |
title |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO Oliveira, Carlos Eduardo Hegemonia capital-imperialismo intelectuais. |
title_short |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO |
title_full |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO |
title_sort |
HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO |
author |
Oliveira, Carlos Eduardo |
author_facet |
Oliveira, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carlos Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hegemonia capital-imperialismo intelectuais. |
topic |
Hegemonia capital-imperialismo intelectuais. |
description |
O artigo objetiva debater a relação democracia e educação partindo de três eixos analíticos fundamentais, quais sejam os vínculos dialéticos entre hegemonia e educação, o conceito de capital-imperialismo e o de intelectuais. Temos clareza da amplitude da temática escolhida e por isso optamos por lastrear nossas considerações nas categorias marxistas acima citadas. Antonio Gramsci representa nossa referência fundamental, num “debate” que, ainda que sucinto, obviamente não pode prescindir de Marx, Lênin, Trotsky e outros mais. A escolha do tema “democracia e educação”, bastante atual e pertinente, se apresenta cada vez mais como questão basilar para todos (as) aqueles (as) que não enxergam de maneira dicotomizada tal relação e que buscam, na tessitura do real, forjar um mundo efetivamente democrático e uma educação realmente de todos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8445 10.22409/tn.11i16.p8445 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8445 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.11i16.p8445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8445/6045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 16 (2013) 1808-799X 10.22409/tn.11i16 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066990229127168 |