HEGEMONIA, CAPITAL-IMPERIALISMO E INTELECTUAIS: CATEGORIAS MARXISTAS PARA UM ESFORÇO DE ANÁLISE DA RELAÇÃO DEMOCRACIA-EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8445
Resumo: O artigo objetiva debater a relação democracia e educação partindo de três eixos analíticos fundamentais, quais sejam os vínculos dialéticos entre hegemonia e educação, o conceito de capital-imperialismo e o de intelectuais. Temos clareza da amplitude da temática escolhida e por isso optamos por lastrear nossas considerações nas categorias marxistas acima citadas. Antonio Gramsci representa nossa referência fundamental, num “debate” que, ainda que sucinto, obviamente não pode prescindir de Marx, Lênin, Trotsky e outros mais. A escolha do tema “democracia e educação”, bastante atual e pertinente, se apresenta cada vez mais como questão basilar para todos (as) aqueles (as) que não enxergam de maneira dicotomizada tal relação e que buscam, na tessitura do real, forjar um mundo efetivamente democrático e uma educação realmente de todos.
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