A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM PESSOA: ENTREVISTA COM CARLOS FREDERICO LOUREIRO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55411 |
Resumo: | Nosso entrevistado é Carlos Frederico Bernardo Loureiro, com certeza uma das principais referências em Educação Ambiental Crítica do país. Loureiro é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Foram suas graduações pela UFRJ (seu Bacharelado em Ecologia e Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas) que o levaram à Educação Ambiental, mas certamente foi seu percurso acadêmico posterior, seu percurso como pesquisador, assim como suas atividades profissionais e inclusive sua militância, que o conduziram para uma postura ainda mais crítica, para uma práxis sociológica-filosófica-política. Além de ser muito lido, Loureiro é formador de muitos formadores. Busca apreender a problemática ambiental, trazendo relevantes contribuições para processos educativos que se contraponham às respostas e soluções apregoadas pela educação hegemônica capitalista |
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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM PESSOA: ENTREVISTA COM CARLOS FREDERICO LOUREIRONosso entrevistado é Carlos Frederico Bernardo Loureiro, com certeza uma das principais referências em Educação Ambiental Crítica do país. Loureiro é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Foram suas graduações pela UFRJ (seu Bacharelado em Ecologia e Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas) que o levaram à Educação Ambiental, mas certamente foi seu percurso acadêmico posterior, seu percurso como pesquisador, assim como suas atividades profissionais e inclusive sua militância, que o conduziram para uma postura ainda mais crítica, para uma práxis sociológica-filosófica-política. Além de ser muito lido, Loureiro é formador de muitos formadores. Busca apreender a problemática ambiental, trazendo relevantes contribuições para processos educativos que se contraponham às respostas e soluções apregoadas pela educação hegemônica capitalistaABEC2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/5541110.22409/tn.v20i43.55411Revista Trabalho Necessário; v. 20 n. 43 (2022): Trabalho, natureza e educação ambiental crítica ; 01-181808-799X10.22409/tn.v20i43reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55411/33252https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55411/33253Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessáriohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia do Bomfim, Alexandre Pereira do Nascimento, Patrícia Maria Rodrigues de Souza, Juliana 2022-11-11T19:18:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/55411Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2022-11-11T19:18:50Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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