Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geographia (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13698 |
Resumo: | Recentemente a temática racial tem se tornado base da construção de políticas educacionais no Brasil, país que sempre negou a existência do racismo e construiu seu ideário de nação representando-se como uma “democracia racial”. Cotas nas universidades, políticas de produção de conhecimento e a inserção e revisão de conteúdos no currículo escolar são alguns exemplos. O artigo debate os processos políticos que vêm impulsionando tais mudanças, tensionando a relação entre atores e processos globais e o protagonismo do Movimento Negro brasileiro. Seriam tais políticas decorrentes de forças imperialistas pautando agendas no Brasil ou de uma “política de escalas” do Movimento Negro, que mobiliza atores, arenas e instrumentos em diferentes escalas de modo a fortalecer suas lutas e construir políticas públicas? |
id |
UFF-21_0ea907d8d0a1347dbebda0b8d3d12023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13698 |
network_acronym_str |
UFF-21 |
network_name_str |
Revista Geographia (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismoMovimentos SociaisRelações raciaisGeografia políticaGeografia socialGeografia da Ação Recentemente a temática racial tem se tornado base da construção de políticas educacionais no Brasil, país que sempre negou a existência do racismo e construiu seu ideário de nação representando-se como uma “democracia racial”. Cotas nas universidades, políticas de produção de conhecimento e a inserção e revisão de conteúdos no currículo escolar são alguns exemplos. O artigo debate os processos políticos que vêm impulsionando tais mudanças, tensionando a relação entre atores e processos globais e o protagonismo do Movimento Negro brasileiro. Seriam tais políticas decorrentes de forças imperialistas pautando agendas no Brasil ou de uma “política de escalas” do Movimento Negro, que mobiliza atores, arenas e instrumentos em diferentes escalas de modo a fortalecer suas lutas e construir políticas públicas?ABEC2015-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa e Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/1369810.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13698GEOgraphia; Vol. 17 No. 33 (2015): GEOgraphia; 69-97GEOgraphia; Vol. 17 Núm. 33 (2015): GEOgraphia; 69-97GEOgraphia; v. 17 n. 33 (2015): GEOgraphia; 69-972674-81261517-779310.22409/GEOgraphia2015.v17i33reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13698/8898Copyright (c) 2018 GEOgraphiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Renato Emerson Nascimento dosSoeterik, Inti Maya2018-09-11T08:39:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13698Revistahttps://periodicos.uff.br/geographia/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/geographia/oaiperiodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com2674-81261517-7793opendoar:2023-01-12T16:43:02.363861Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo |
title |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo |
spellingShingle |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo Santos, Renato Emerson Nascimento dos Movimentos Sociais Relações raciais Geografia política Geografia social Geografia da Ação |
title_short |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo |
title_full |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo |
title_fullStr |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo |
title_full_unstemmed |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo |
title_sort |
Escalas da ação política e movimentos sociais: o caso do Movimento Negro Brasileiro e a emergência de políticas educacionais de combate ao racismo |
author |
Santos, Renato Emerson Nascimento dos |
author_facet |
Santos, Renato Emerson Nascimento dos Soeterik, Inti Maya |
author_role |
author |
author2 |
Soeterik, Inti Maya |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Renato Emerson Nascimento dos Soeterik, Inti Maya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimentos Sociais Relações raciais Geografia política Geografia social Geografia da Ação |
topic |
Movimentos Sociais Relações raciais Geografia política Geografia social Geografia da Ação |
description |
Recentemente a temática racial tem se tornado base da construção de políticas educacionais no Brasil, país que sempre negou a existência do racismo e construiu seu ideário de nação representando-se como uma “democracia racial”. Cotas nas universidades, políticas de produção de conhecimento e a inserção e revisão de conteúdos no currículo escolar são alguns exemplos. O artigo debate os processos políticos que vêm impulsionando tais mudanças, tensionando a relação entre atores e processos globais e o protagonismo do Movimento Negro brasileiro. Seriam tais políticas decorrentes de forças imperialistas pautando agendas no Brasil ou de uma “política de escalas” do Movimento Negro, que mobiliza atores, arenas e instrumentos em diferentes escalas de modo a fortalecer suas lutas e construir políticas públicas? |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares Pesquisa e Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13698 10.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13698 |
url |
https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13698 |
identifier_str_mv |
10.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13698/8898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 GEOgraphia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 GEOgraphia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOgraphia; Vol. 17 No. 33 (2015): GEOgraphia; 69-97 GEOgraphia; Vol. 17 Núm. 33 (2015): GEOgraphia; 69-97 GEOgraphia; v. 17 n. 33 (2015): GEOgraphia; 69-97 2674-8126 1517-7793 10.22409/GEOgraphia2015.v17i33 reponame:Revista Geographia (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Revista Geographia (Niterói. Online) |
collection |
Revista Geographia (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com |
_version_ |
1797051587115352064 |