Integração nacional e fragmentação regional: o sentido territorial da BR-153 no centro-norte brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais, Tadeu Alencar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castilho, Denis, Aurélio Neto, Onofre Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geographia (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13743
Resumo: A construção da Rodovia Federal BR-153, além de cumprir importante papel no processo de urbanização do território goiano-tocantinense, atendeu a uma demanda de integração do mercado nacional. Dentre as principais transformações proporcionadas por essa rede destacam-se o aumento populacional, o crescimento significativo da produção agropastoril, a dinamização do mercado urbano e as mudanças na estrutura fundiária. Analisar os impactos territoriais dessa rodovia no centro-norte brasileiro é o objetivo central deste trabalho. Para tanto, realizamos levantamento bibliográfico, ampla pesquisa documental e trabalho de campo, bem como mapeamento da rodovia, no sentido de ilustrar a sua evolução, a morfologia urbana de núcleos que a margeiam, os postos de combustíveis e as praças de pedágio planejadas para o trecho entre Anápolis e Aliança do Tocantins. Diante da importância logística da BR-153, reforçada pelo aumento das trocas regionais, a concessão à iniciativa privada representa mais que uma maneira de assegurar o seu funcionamento. O regime de concessão tem um sentido comercial pela garantia de lucratividade, mas também guarda um valor estratégico por envolver o controle do fluxo e, portanto, do funcionamento do território.
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