Da terra para água: Adaptando estratégias de teste de veículos autônomos terrestres para aquáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27944 |
Resumo: | Veleiros Autônomos ganharam, nos últimos anos, maior visibilidade acadêmica e também em diversos setores comerciais, como monitoramento ambiental e levantamentos batimétricos. Contudo, não percebemos que a seção de testes desses veículos ganha a mesma atenção, ainda que esses sejam essenciais para garantir o bom funcionamento e conservação das embarcações. Já, na literatura de Veículos Autônomos terrestres, encontramos diversos materiais da área de Teste de Software. Com isso em mente, nessa monografia nos propomos uma definição de Corner Cases para Veleiros Autônomos adaptando uma definição já existente para veículos terrestres. A partir de um estudo da literatura e uma consulta com velejadores, percebemos que os cenários de risco estão relacionados a alguns elementos de navegação, chamados de Classes Relevantes. Na nossa definição criamos uma equação logica capaz de, a partir de um cenário, classificá-lo como Corner Case ou não, baseado nas classes relevantes e seus atributos. Finalmente, para validar a definição, conduzimos um mini grupo focal, composto por pesquisadores da área que não encontraram falhas na proposta |
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Da terra para água: Adaptando estratégias de teste de veículos autônomos terrestres para aquáticosCorner CasesTeste de SoftwareVeleiros AutônomosVeículos AutônomosVeículo autônomoEstudo de casoCiência da computaçãoSoftware TestingAutonomous SailboatsAutonomous VehiclesVeleiros Autônomos ganharam, nos últimos anos, maior visibilidade acadêmica e também em diversos setores comerciais, como monitoramento ambiental e levantamentos batimétricos. Contudo, não percebemos que a seção de testes desses veículos ganha a mesma atenção, ainda que esses sejam essenciais para garantir o bom funcionamento e conservação das embarcações. Já, na literatura de Veículos Autônomos terrestres, encontramos diversos materiais da área de Teste de Software. Com isso em mente, nessa monografia nos propomos uma definição de Corner Cases para Veleiros Autônomos adaptando uma definição já existente para veículos terrestres. A partir de um estudo da literatura e uma consulta com velejadores, percebemos que os cenários de risco estão relacionados a alguns elementos de navegação, chamados de Classes Relevantes. Na nossa definição criamos uma equação logica capaz de, a partir de um cenário, classificá-lo como Corner Case ou não, baseado nas classes relevantes e seus atributos. Finalmente, para validar a definição, conduzimos um mini grupo focal, composto por pesquisadores da área que não encontraram falhas na propostaAutonomous sailboats gained, in the last few years, bigger academic and commercial visibility, in several segments, such as environmental monitoring and bathymetric surveys. However, we didn’t notice the same growth in the Software Testing section, even though this is essential for the good functioning and maintenance of the boats. On the other hand, on Autonomous Land Vehicles, we found a lot of material about Software Testing. With that in mind, in this paper, we propose a definition of Corner Cases for Autonomous Sailboats by adapting a pre-existing definition for land vehicles. Studying the literature and upon consultation with sailors, we realized that risk scenarios are related to a few navigation elements, called Relevant Classes. In our definition, we created a logical equation, able to classify whether a scenario is a Corner Case based on its Relevant Classes and their attributes. Finally, to validate the definition, we conducted a mini focus group, composed of researchers of Autonomous Sailboats, who failed to find issues with our proposal.51 p.Neves, Vânia de OliveiraClua, Esteban Walter GonzalezSalgado, Luciana CardosoAraújo, André Paulo Dantas deGonçalves, Jhonatan Azevedo2023-02-24T14:55:39Z2023-02-24T14:55:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONÇALVES, Jhonatan Azevedo. Da terra para água: adaptando estratégias de teste de veículos autônomos terrestres para aquáticos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27944CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-24T14:55:43Zoai:app.uff.br:1/27944Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:47.277273Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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