Cartografando: as possibilidades da produção de subjetividade entre a educação formal e não formal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24185 |
Resumo: | Este trabalho irá apresentar em seu percurso um movimento de desnaturalização da educação formal. Compreendida como práticas educativas localizadas, hegemonicamente, a partir do espaço escolar. Diante do direcionamento crítico deste trabalho, trabalhou-se a partir dos efeitos formativos que incidem na produção de uma subjetividade dócil, em termos políticos, e eficiente, em termos econômicos. A educação formal, então, se conforma a partir de uma maquinaria produtiva de sujeitos-cidadãos. Pensar a subjetividade como produto de um engendramento complexo de relações, só nos foi possível levando em consideração a metodologia genealógica proposta por Foucault. Afinal, ela nos propõe trazer para o campo da visibilidade os fenômenos que têm como alvo o sujeito. A complexidade se manifesta à medida que pretende fazer aparecer os pontos de tensões, ou o domínio das forças, que possibilitam a produção da subjetividade. Na última parte desta trajetória, busca-se apresentar caminhos de re-existência ao sujeito a partir da educação não formal. Nesses caminhos de re-existência há uma aposta na hibridização das práticas educativas, bem como a afirmação de um rumo contra- hegemônico por meio da abertura de fissuras. Afirmando um agenciamento possível entre educação formal e não formal, tendo em vista os processos de constituição de si. Portanto, a experimentação de práticas de liberdade pelo sujeito em seu processo de constituição, como possibilidade de emancipação. |
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Cartografando: as possibilidades da produção de subjetividade entre a educação formal e não formalProdução de SubjetividadeEducação FormalEducação Não FormalGenealogiaEducação FormalEducação não-formalSubjetividadeSubjectivity ProductionFormal EducationNon-Formal EducationGenealogyEste trabalho irá apresentar em seu percurso um movimento de desnaturalização da educação formal. Compreendida como práticas educativas localizadas, hegemonicamente, a partir do espaço escolar. Diante do direcionamento crítico deste trabalho, trabalhou-se a partir dos efeitos formativos que incidem na produção de uma subjetividade dócil, em termos políticos, e eficiente, em termos econômicos. A educação formal, então, se conforma a partir de uma maquinaria produtiva de sujeitos-cidadãos. Pensar a subjetividade como produto de um engendramento complexo de relações, só nos foi possível levando em consideração a metodologia genealógica proposta por Foucault. Afinal, ela nos propõe trazer para o campo da visibilidade os fenômenos que têm como alvo o sujeito. A complexidade se manifesta à medida que pretende fazer aparecer os pontos de tensões, ou o domínio das forças, que possibilitam a produção da subjetividade. Na última parte desta trajetória, busca-se apresentar caminhos de re-existência ao sujeito a partir da educação não formal. Nesses caminhos de re-existência há uma aposta na hibridização das práticas educativas, bem como a afirmação de um rumo contra- hegemônico por meio da abertura de fissuras. Afirmando um agenciamento possível entre educação formal e não formal, tendo em vista os processos de constituição de si. Portanto, a experimentação de práticas de liberdade pelo sujeito em seu processo de constituição, como possibilidade de emancipação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work will present a movement of denaturalization of formal education. Understood as educational practices located, hegemonically, from the school space. Faced with the critical direction of this work, we worked from the formative effects that affect the production of a docile subjectivity, in political terms, and efficient, in economic terms. Formal education, then, conforms to a productive machinery of citizen-subjects. To think of subjectivity as a product of a complex engendering of relationships, it was only possible for us considering the genealogical methodology proposed by Foucault. After all, it proposes to bring to the field of visibility the phenomena that target the subject. Complexity manifests itself as it intends to bring out the points of tension, or the domain of forces, which enable the production of subjectivity. In the last part of this trajectory, we seek to present ways of re-existence to the subject from non- formal education. In these paths of re-existence, there is a bet on the hybridization of educational practices, as well as the affirmation of a counter-hegemonic course through the opening of fissures. Affirming a possible agency between formal and non-formal education, considering the processes of constitution of the self. Therefore, the experimentation of freedom practices by the subject in his constitution process, as a possibility of emancipation.128f.NiteróiPisetta, Maria Angélica Augusto de MelloSilva, Cristiane Moreira daCavalieri, LúciaConceição, Larissa Silva da2022-01-13T13:12:24Z2022-01-13T13:12:24Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCONCEIÇÃO, Larissa Silva da. Cartografando: as possibilidades da produção de subjetividade entre a educação formal e não formal. 2021. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24185Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T13:12:28Zoai:app.uff.br:1/24185Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:27.978151Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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