Crianças dependentes de tecnologia no domicílio: a demanda de aprendizagem dos familiares cuidadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Suzana de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2625
Resumo: Os avanços da medicina e da tecnologia trouxeram consigo um aumento significativo de crianças críticas que sobreviveram com necessidades especiais. Tal fato deve-se ao grande processo tecnológico, que vem diminuindo a mortalidade infantil e contribuindo com a sobrevivência de crianças com doenças graves e/ou incapacitantes, de modo que sem esse processo, elas não se manteriam vivas. Este fato ocasionou o surgimento de um novo grupo de crianças que têm essas características, denominado no Brasil, como Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES). Este estudo tem como objetivos conhecer como os familiares realizam os cuidados da CRIANES dependente de tecnologia no ambiente domiciliar e descrever a demanda de aprendizagem a partir do cuidado realizado pelos familiares de CRIANES dependente de tecnologia no ambiente domiciliar. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória realizada com oito cuidadores de crianças dependentes de tecnologia, de abordagem qualitativa que foi feita através de uma entrevista semi- estruturada. Ficou evidenciado que os cuidadores realizam uma dupla função no que diz respeito aos cuidados realizados com seus filhos, sendo um cuidado cotidiano, comum a qualquer criança e um cuidado de enfermagem fundamental, relacionado aos cuidados realizados na tecnologia. Apesar de afirmarem ter conhecimento suficiente para a realização dos cuidados com a tecnologia, foi possível identificar que alguns cuidadores realizam um cuidado equivocado na tecnologia acoplada ao corpo de seus filhos, trazendo assim, as demandas de cuidado. Fica evidenciado a sobrecarga do cuidador, que muitas vezes realiza essa dupla função de cuidados sozinho e também a necessidade do acompanhamento desta criança e sua família após a alta hospitalar, para melhor instrumentalização dos familiares cuidadores, para que possam realizar um cuidado eficaz
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