A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9846 |
Resumo: | Ainda que a Sociologia possua um amplo espectro no que concerne às suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo Simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seus primeiros tempos, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por (quase) todo o seu corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, porque não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o Holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o Individualismo Metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina Sociologia, designados para o Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção de abordagens e recortes que deflagram algumas pré-noções dos responsáveis pelo material didático. Passando ao largo da tentativa de explicar as razões específicas dos autores ou as causas macro-sociais que formaram suas preferências teóricas, pretendemos identificar e comentar a distribuição e ênfase dada aos paradigmas supracitados nas obras “Ensino de Sociologia no Ensino Médio” de Nelson Tomazi e “Tempos Modernos – Tempos de Sociologia” de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, especificamente no que tangem às passagens que trabalham aspectos relacionados à Política e os papéis dos indivíduos e instituições em seu engenho |
id |
UFF-2_0257a5b2ffe5269fd3d2fbeedb4b2185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9846 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLDHolismoIndividualismo metodológicoTransposição didáticaPNLDPrograma Nacional do Livro DidáticoHolismoDurkheim, Émile, 1858-1917IndividualismoWeber, Max, 1864-1920Ensino médioSociologiaAinda que a Sociologia possua um amplo espectro no que concerne às suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo Simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seus primeiros tempos, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por (quase) todo o seu corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, porque não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o Holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o Individualismo Metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina Sociologia, designados para o Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção de abordagens e recortes que deflagram algumas pré-noções dos responsáveis pelo material didático. Passando ao largo da tentativa de explicar as razões específicas dos autores ou as causas macro-sociais que formaram suas preferências teóricas, pretendemos identificar e comentar a distribuição e ênfase dada aos paradigmas supracitados nas obras “Ensino de Sociologia no Ensino Médio” de Nelson Tomazi e “Tempos Modernos – Tempos de Sociologia” de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, especificamente no que tangem às passagens que trabalham aspectos relacionados à Política e os papéis dos indivíduos e instituições em seu engenhoSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daTeixeira, Rosana da CâmaraAlmeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de2019-06-06T19:09:37Z2019-06-06T19:09:37Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9846Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T18:07:56Zoai:app.uff.br:1/9846Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:37.355388Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD |
title |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD |
spellingShingle |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD Almeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de Holismo Individualismo metodológico Transposição didática PNLD Programa Nacional do Livro Didático Holismo Durkheim, Émile, 1858-1917 Individualismo Weber, Max, 1864-1920 Ensino médio Sociologia |
title_short |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD |
title_full |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD |
title_fullStr |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD |
title_full_unstemmed |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD |
title_sort |
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD |
author |
Almeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de |
author_facet |
Almeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da Teixeira, Rosana da Câmara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Marcus Vinícius Cardeal de Miranda Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Holismo Individualismo metodológico Transposição didática PNLD Programa Nacional do Livro Didático Holismo Durkheim, Émile, 1858-1917 Individualismo Weber, Max, 1864-1920 Ensino médio Sociologia |
topic |
Holismo Individualismo metodológico Transposição didática PNLD Programa Nacional do Livro Didático Holismo Durkheim, Émile, 1858-1917 Individualismo Weber, Max, 1864-1920 Ensino médio Sociologia |
description |
Ainda que a Sociologia possua um amplo espectro no que concerne às suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo Simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde seus primeiros tempos, uma distinção de maior magnitude, a qual é diluída por (quase) todo o seu corpo acadêmico. Tal distinção é fundamentada na observação e análise dos fenômenos sociais a partir de prismas díspares, porque não antagônicos, os quais podem ser divididos como dois paradigmas hegemônicos: o Holismo, cujo pilar máximo é o arcabouço constituído por Émile Durkheim; e o Individualismo Metodológico, creditado devidamente a Max Weber. Os livros adotados pelo último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina Sociologia, designados para o Ensino Médio, imersos neste contexto, transpõem didaticamente estes paradigmas, por meio de inextrincáveis peculiaridades. Isto, pois, a seleção do conteúdo implica a adoção de abordagens e recortes que deflagram algumas pré-noções dos responsáveis pelo material didático. Passando ao largo da tentativa de explicar as razões específicas dos autores ou as causas macro-sociais que formaram suas preferências teóricas, pretendemos identificar e comentar a distribuição e ênfase dada aos paradigmas supracitados nas obras “Ensino de Sociologia no Ensino Médio” de Nelson Tomazi e “Tempos Modernos – Tempos de Sociologia” de Helena Bomeny e Bianca Freire-Medeiros, especificamente no que tangem às passagens que trabalham aspectos relacionados à Política e os papéis dos indivíduos e instituições em seu engenho |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-06-06T19:09:37Z 2019-06-06T19:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9846 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9846 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823671932616704 |